Extraordinário

Extraordinário

Não julgue um livro menino pela capa cara

Intrínseca

R.J. Palacio

R.J. Palacio atua no mercado editorial norte-americano há mais de duas décadas, atualmente com dupla função: designer gráfica durante o dia e escritora à noite. Ela mora em Nova York com o marido, os dois filhos e dois cachorros. Este é seu primeiro livro. Para difundir a mensagem de Extraordinário, a autora iniciou uma campanha antibullying no site www.choosekind.tumblr.com, da qual milhares de crianças já participaram.

+ da autora

Outros livros da autora

  • 365 dias extraordináros
  • Auggie & eu
  • Diário extraordinário

Exclusivamente em e-book

  • O capítulo do Julian
  • plutão
  • Shingaling

Intrínseca

August (Auggie) Pullman nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

R. J. Palacio criou uma história edificante, repleta de amor e esperança, em que um grupo de pessoas luta para espalhar compaixão, aceitação e gentileza. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade – um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo o tipo de leitor.

Intrínseca

Personagens

O que a autora tem a dizer sobre eles.

Auggie Pullman

Não sei porque tive tanta facilidade em entender a mente e o coração desse menino de dez anos. Não nasci com sua síndrome e não conheço ninguém que a tenha. Nesse sentido, Auggie é diferente de todos que já conheci. Ainda assim, em praticamente todo o resto ele é como qualquer criança no mundo. Embora eu não saiba como realmente é estar na pele de Auggie, posso tentar me colocar na situação dele e na de sua irmã, pais e amigos. Sempre amei os oprimidos do mundo e sempre admirei quem consegue se erguer com o próprio esforço e seguir em frente. O que mais amo em Auggie é sua coragem.

justin

as pessoas me perguntaram por que coloquei a parte do justin em minúsculas. tudo que posso dizer é que ele é o tipo de cara que usa minúsculas.

Summer Dawson

O que posso dizer? Eu amo Summer. Ela é uma pessoa verdadeiramente maravilhosa. Para mim, é a maior representação do tipo de pessoa que eu gostaria de ter sido. Não fui tão legal quanto ela; não era tão consciente. Talvez a morte de seu pai a tenha tornado mais sensível aos sentimentos dos outros. Ou talvez ela tenha simplesmente nascido assim. É o caso de algumas pessoas extraordinárias.

Jack Will

Jack é uma criança incrível. Ele não é perfeito; não é sensível como a Summer, mas sabe discernir o certo do errado. Não é o tipo de criança que pensa muito sobre o que faz ou sobre o impacto de suas ações nos outros, mas tem um bom coração. E é corajoso. Ele é o tipo de pessoa que protegerá os oprimidos do mundo.

Via

Há tanto a se dizer sobre Via, uma personagem tão querida para mim quanto Auggie. Ela é forte e delicada ao mesmo tempo, e muito madura para sua idade. É muito sensata e sabe que é melhor nem tentar passar por aquela fase rebelde típica dos adolescentes: a vida de seus pais já é atribulada o suficiente para incomodá-los com isso. Mas ela não é perfeita: é temperamental e às vezes fica ressentida. Quando ama, porém, ama com todo o coração e é uma amiga leal. Auggie não poderia desejar melhor irmã mais velha. "O universo cuida de todos os seus pássaros."

Miranda

Espero que ninguém odeie a Miranda, porque eu a amo. Ela é tão complicada. Ela pode até ser meio má, mas no fundo ama tanto Auggie que isso lhe dá uma profundidade que talvez não tivesse se não o conhecesse. Conhecê-lo fez dela uma pessoa melhor, assim como conviver com a família Pullman. Tenho a impressão de que, anos mais tarde, quando ela for adulta, vai lembrar-se de sua infância e algumas de suas memórias mais queridas serão as de momentos passados no lar dos Pullman.

Intrínseca

Preceitos do Sr. Browne

Um preceito é algo que serve como orientação ao se tomar decisões difíceis sobre questões importantes.

Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.

Seus feitos são seus monumentos.

Não tenha amigos que não estejam à sua altura.

Audentes fortuna iuvat.
(A sorte favorece os bravos.)

Nenhum homem é uma ilha.

É melhor saber algumas perguntas do que todas as respostas.

Palavras gentis não custam muito, e ainda assim conquistam muito.

O que é belo é bom, e o que é bom em breve será belo.

Faça todo o bem que puder,
De todas as maneiras que puder,
De todas as formas que puder,
Em todos os lugares que puder,
Em todos os momentos que puder,
A todas as pessoas que puder,
Sempre que puder.

Apenas siga o dia e busque o sol!

Intrínseca