Confira quatro dicas da terapeuta Nedra Tawwab
Uma família é um sistema cultural. Às vezes, quando alguém tenta criar tradições, mudar papéis ou impor limites nas relações familiares, o sistema se sente atacado.
Quando adultos, as pessoas têm a tendência de buscar autonomia das dinâmicas familiares, porém, muitas vezes se sentem dominadas pela culpa de contrariar esse sistema. Com isso, sentem medo de impor limites, mesmo que suas ações acabem indo contra o que acreditam.
Se você se identifica com isso, confira quatro dicas sobre como impor limites nas relações familiares que Nedra Tawwab, terapeuta de família, traz em seu livro Sem drama. E aproveite para conhecer mais sobre a obra no final do texto:
Você pede desculpas a todo momento?
Muitas vezes, sentimos a necessidade de não magoar as pessoas ao nosso redor e, por isso, acabamos nos colocando no papel de culpados. Ser gentil é importante, mas, se você está fazendo isso demais, é hora de lembrar que não está nas suas mãos controlar as emoções de terceiros, mesmo que sejam integrantes da sua família.
Você age como se nada tivesse acontecido (mesmo estando magoado)?
Uma família disfuncional é aquela na qual comportamentos nocivos são ignorados, varridos para debaixo do tapete. Por isso, quem está dentro da relação tende a esconder seus sentimentos mesmo quando alguma coisa os fere. Caso você se identifique com isso, precisa entender que se diminuir não vai fazer o problema sumir.
Você concorda com tudo que é dito (mesmo quando, no fundo, discorda)?
Está tudo bem não concordar com alguma fala ou atitude do seu familiar. É importante ter a consciência de que as pessoas (até aquelas que amamos) podem discordar de nós e, além disso, é saudável que você tenha a sua própria opinião.
Você cuida dos outros e não cuida de si?
Em muitas famílias, os filhos precisam assumir o papel de pais. É normal e saudável que você ofereça ajuda para cuidar dos seus irmãos quando necessário, mas não está certo quando isso se torna uma obrigação, afinal, você não é obrigado a assumir as responsabilidades dos outros.
Para algumas pessoas, a família de origem é um porto seguro. Para outras, é sinônimo de sofrimento e conflito. Então, como encontrar maneiras saudáveis de lidar com famílias disfuncionais?
A verdade é que as relações familiares impactam nossas vidas e moldam nossos relacionamentos. Por isso, a terapeuta Nedra Tawwab defende e aconselha em seu livro, Sem drama, que sejamos capazes de identificar os padrões disfuncionais para então escolhermos o melhor caminho a fim de quebrar esse ciclo e seguirmos adiante.
Com uma linguagem clara e acessível, e utilizando listas, exercícios diários, dicas e exemplos reais, Sem drama nos ajuda a entender como a criação que recebemos afeta nossos outros relacionamentos e como podemos nos tornar um agente de mudanças em nossa própria vida.
Siga-nos