Relembre alguns dos vários ensinamentos de Extraordinário
Em Extraordinário, livro de R. J. Palacio lançado pela Intrínseca em 2013, conhecemos um pouco da trajetória de August Pullman. O menino nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, o que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas.
August, ou Auggie, para os íntimos, é um personagem super especial que mora no coração dos vários leitores que conheceram e se apaixonaram por sua extraordinária história . Assim como os demais personagens do livro, todos fomos impactados por sua pureza, sua sensibilidade e sua sabedoria.
Assim, para comemorar o aniversário do nosso Auggie, separamos alguns dos ensinamentos mais importantes que ele nos proporcionou:
União familiar:
A família de Auggie é um dos seus maiores alicerces. Seu pai, sua mãe e sua irmã são incansáveis nas tarefas de amar, motivar e encorajar o garoto a superar seus desafios e rumar ao desconhecido com bastante confiança, mesmo lidando com as próprias questões.
“Não precisamos dos olhos para amar, certo? Apenas sentimos dentro de nós. É assim no céu. É só amor. E ninguém se esquece de quem ama.”
Viver com as diferenças:
Auggie foi alvo de muitas brincadeiras cruéis e bullying por causa da sua aparência. No entanto, ao longo da narrativa, vemos a mudança de comportamento incentivada pela família, pelos amigos, pelos professores e pelo diretor, que se preocupam não apenas em proteger August, mas também em ensinar as crianças a conviver com as diferenças e aprender com elas.
“Esse preceito significa que deveríamos ser lembrados pelas coisas que fazemos. Elas importam mais do que tudo. Mais do que aquilo que dizemos ou do que nossa aparência.”
O poder da amizade:
Mesmo tendo uma família presente, as amizades que Auggie fez na escola foram essenciais para a construção da sua confiança para vencer seus desafios, enfrentar seus medos e se tornar um grande exemplo de superação para toda a comunidade.
“Coragem. Bondade. Amizade. Caráter. Essas são as qualidades que nos definem como seres humanos e acabam por nos conduzir à grandeza.”
A importância dos professores:
O professor Browne, através dos seus preceitos, ensinou importantes lições para Auggie e toda a sua turma, levando-os a refletir sobre suas atitudes, a maneira como tratavam o próximo e as pessoas que gostariam de se tornar.
“Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.”
O amor-próprio:
Com o apoio da família, dos amigos e da comunidade escolar, Auggie aprendeu que ser ele mesmo sempre é a melhor opção e, por isso, entendeu que o amor-próprio é necessário e que comemorar as suas conquistas é essencial!
“‘A grandeza’, escreveu Beecher, ‘não está em ser forte, mas no uso correto da força… Grande é aquele cuja força conquista mais corações…’”
E para você, qual foi a maior lição que aprendeu com Auggie Pullman em Extraordinário?
Siga-nos