Destaque, Notícias

FICÇÃO DE CURA | Por que o gênero faz tanto sucesso no Brasil

2 / outubro / 2024

Saiba mais sobre o gênero literário: ficção de cura

Ficção de cura

Você já ouviu o termo ficção de cura? Por que a ficção de cura faz tanto sucesso no Brasil? Afinal, o que significa esse termo?

Ficção de cura — ou healing fiction, em inglês — é um gênero literário que engloba livros acolhedores que nos permitem mergulhar no desenvolvimento dos personagens e nas relações humanas. 

Com muitas reflexões, os livros geralmente se passam em algum estabelecimento comercial, como livrarias, cafeterias ou lavanderias. E os clientes vão até esses espaços comerciais em busca de conselhos que possam ajudá-los a reencontrar propósito na vida.

COMO COMEÇOU

O termo surgiu pela primeira vez em 1998, em uma publicação do psicólogo norte-americano James Hillman, que pesquisava narrativas literárias com propriedades supostamente terapêuticas. Então, a partir disso, o termo usado no mercado literário define as leituras que trazem o famoso “quentinho no coração”. 

“Como o próprio nome diz, o maior tema é a ‘cura’. Os personagens não são colocados em grandes dilemas, não existe um ápice na trama. São as dificuldades do dia a dia que ganham protagonismo. E como cada uma dessas pessoas busca soluções para ficar em paz”, explica Talitha Perissé, editora de aquisição.

PRIMEIRA FICÇÃO DE CURA DA INTRÍNSECA

Ficção de cura

Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong é o primeiro livro do gênero na Intrínseca. A sílaba “hyu” (휴) vem de “hanja” (休), que significa “descanso”, algo que Yeongju, a protagonista, deseja muito. A obra é uma história emocionante sobre os momentos decisivos da nossa vida. E também aborda como os livros são capazes de curar feridas e mudar as pessoas.

“Não é fácil se entender na Coreia porque as pessoas estão ocupadas demais. No entanto, os personagens deste romance, por escolha ou por circunstância, pausam para refletir sobre eles próprios”, diz Hwang Bo-Reum, autora de Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong.

ELEMENTOS DO GÊNERO

Muitas histórias do gênero vêm do Japão e da Coreia do Sul, e é muito comum que tenham elementos fantásticos, brincando com o imaginário. Além disso, muitas trazem os felinos como protagonistas das histórias, caso de Os gatos do Café da Lua Cheia e Vou te receitar um gato.

Portanto, é isso que vemos em Os gatos do Café da Lua Cheia. Um café mágico surge em lugares inesperados em noites de lua cheia. Além do ambiente acolhedor, o ponto alto é que ele é administrado por gatos falantes que leem o mapa astral dos ilustres visitantes. Então, a partir disso, o livro aborda de um jeito lúdico como devemos olhar para nós mesmos com mais gentileza e ir ao encontro da felicidade. 

Além disso, no outro livro do gênero, Vou te receitar um gato, acompanhamos a Clínica Kokoro. Uma clínica que fica escondida em uma ruazinha estreita de Quioto e só pode ser encontrada por aqueles que realmente precisam. A misteriosa clínica oferece um tratamento exclusivo para os que chegam até lá: gatos. Cada paciente volta para casa com um gatinho que deve ficar sob seus cuidados por um determinado tempo, até que a pessoa tenha a vida transformada.

POR QUE NOS IDENTIFICAMOS COM A FICÇÃO DE CURA?

Mas afinal, o que os livros de ficção de cura têm em comum? Essas histórias possuem um ponto central que faz com que cada leitor se identifique com a história. A ficção de cura aborda as dificuldades do dia a dia, os conflitos no trabalho, no amor e na família e como cada personagem busca soluções para encontrar a paz. 

Então, é isso que vemos em A incrível Lavanderia dos Corações: quem visita a lavanderia mágica pode apagar as memórias que mais deseja esquecer. O livro da Yun Jungeun descreve como a tristeza e a alegria estão conectadas e como as mágoas que carregamos transformam cada um de nós.

“A ficção de cura é uma grande árvore sob a qual se pode descansar num dia extremamente quente, quando você está exausto e com sede.” Yun Jungeun, autora de A incrível Lavanderia dos Corações.

Agora queremos saber: você já conhecia o termo? Se sim, qual livro de ficção de cura você recomenda?

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *