Se você gostou desse filme, precisa conhecer esse livro para o Halloween,… e vice-versa!
Um dos momentos favoritos dos fãs de thriller chegou: o Halloween!
E é claro que separamos uma lista cheia de indicações de livros e filmes para garantir que os amantes de uma boa história de terror estejam abastecidos nesta época do ano.
Mas cuidado, leia e assista por sua conta e risco… e não venha nos cobrar as noites de sono maldormidas depois!
Aqui vão nossas indicações assustadoras:
Mama x Desenhos ocultos
Se você curte histórias sobre crianças macabras que batem papo com entidades assustadoras, acabou de achar o entretenimento perfeito para o seu Halloween!
Mama (2013), de Andy Muschietti
Victoria e Lilly fogem assustadas para uma floresta após presenciar o assassinato da própria mãe pelas mãos do pai. Durante cinco anos, ninguém tem notícias sobre o paradeiro das meninas, até o dia em que elas reaparecem sem explicações e são adotadas por Lucas e Annabel, seus tios, que logo percebem que algo está errado. As duas conversam frequentemente com uma entidade invisível, que chamam de “Mama”. Agora, eles não sabem se acreditam nas meninas ou se devem culpá-las pelos estranhos acontecimentos na casa.
Desenhos ocultos, de Jason Rekulak [Tradução de Jaime Biaggio]
Mallory achou o emprego perfeito: ser babá de Teddy, um menino fofo de cinco anos que adora desenhar. Mas quando os desenhos de Teddy passam a ficar cada vez mais sombrios e estranhos, Mallory se questiona se eles não seriam vislumbres de um assassinato ocorrido décadas atrás. Agora, ela precisa correr contra o tempo para decifrar as imagens e salvar Teddy antes que seja tarde demais.
O Presente x Nada disso é verdade
Nem tudo é o que parece e nem todas as pessoas realmente são o que dizem ser… Desconfie de tudo e nunca aceite presentes de estranhos!
O Presente (2015), de Joel Edgerton
Os recém-casados Simon e Robyn reencontram um velho colega de escola. No entanto, a presença do homem e o envio constante de presentes misteriosos traz à tona segredos do passado que estremecem a relação do casal.
Nada disso é verdade, de Lisa Jewell [Tradução de Renato Marques]
Alix Summer é uma popular apresentadora de podcast que decide comemorar seu aniversário de 45 anos num badalado pub local, onde conhece Josie Fair, uma mulher discreta, que também está comemorando seus 45 anos no local. Quando descobrem a coincidência, Alix pensa que é apenas uma curiosidade engraçada, enquanto Josie acredita ser o destino.
Dias depois, Alix é surpreendida com um reencontro inesperado e um pedido inusitado: Josie quer que ela transforme sua vida em um podcast. Embora sinta que há algo estranho nela, Alix não consegue resistir à tentação de mergulhar na história. Antes que perceba, Josie entra em sua vida e em sua casa. No entanto, aos poucos fica claro que a mulher esconde muitos segredos obscuros. Até que, tão rapidamente quanto chegou, Josie desaparece e Alix descobre que ela deixou um legado terrível e aterrorizante em seu rastro.
Histórias Assustadoras Para Contar no Escuro x Chegue mais perto
Para aqueles que gostam de reunir vários contos aterrorizantes de uma única vez, essas sugestões vão desafiar os seus limites!
Histórias Assustadoras Para Contar no Escuro (2019), de André Øvredal
O casarão da família Bellows sempre foi uma figura enigmática para todos os moradores da cidade de Mill Valley, mas não para Sarah, que adentrou o local para escrever um livro repleto de histórias assustadoras.
Tempos mais tarde, um grupo de amigos, na tentativa de investigar o passado da garota, encontra o livro, mas acabam percebendo que os contos escritos nele estão se tornando reais.
Chegue mais perto, de Scott Cawthon, Andrea Waggener, Elley Cooper e Kelly Parra [Tradução de Jana Bianchi]
Uma raposa animatrônica lança uma maldição sangrenta. Uma bailarina sinistra dança em direção à sua próxima vítima. O fantasma de uma garotinha atormenta seus entes queridos. Unindo mistério, ação e criaturas macabras, os contos interligados e assustadores de Chegue mais perto provam que todo cuidado é pouco ao adentrar o universo de Five Nights at Freedy’s.
It: A Coisa x O Homem de Giz
Tudo começa com um grupo de amigos unidos e felizes se divertindo despretensiosamente… mas a calmaria só dura até a primeira morte acontecer.
It: A Coisa (2017), de Andy Muschietti
Inspirado em um dos clássicos de Stephen King, o filme acompanha um grupo de crianças chamado Clube dos Otários. Quando vários jovens começam a desaparecer misteriosamente, eles decidem investigar o caso e acabam encontrando algo muito mais sinistro do que poderiam imaginar.
O Homem de Giz, de C. J. Tudor [Tradução de Alexandre Raposo]
Nos anos 1980, Eddie e seus amigos se comunicam por códigos escritos com giz no chão. Certo dia, ao seguirem os desenhos por uma trilha, se deparam com um corpo desmembrado na floresta e tudo muda.
Em 2016, os amigos tentam seguir com a vida e esquecer o passado. Quando os desenhos voltam misteriosamente a aparecer, porém, todos passam a correr perigo.
O Iluminado x O sanatório
Hotéis isolados, nevascas e desaparecimentos repentinos. Com uma combinação como essa, sabemos que as coisas não têm como terminar bem…
O Iluminado (1980), de Stanley Kubrick
Um dos maiores clássicos do cinema, o filme narra a história de Jack, um homem que começa a trabalhar como zelador em um hotel isolado nas montanhas do Colorado na esperança de acabar com seu bloqueio criativo. Mas, aos poucos, visões começam a atormentar seu filho, Danny. À medida que elas se tornam mais perturbadoras, o escritor passa a agir como um maníaco, aterrorizando sua família.
O sanatório, de Sarah Pearse [Tradução de Marcelo Schild Arlin]
O Le Sommet é um hotel de luxo que esconde um passado sinistro. Ao receber o convite inesperado para comemorar o noivado do irmão no local, a detetive Elin Warner sente que não tem outra opção a não ser aceitar. Depois que uma funcionária desaparece sem deixar rastros e uma nevasca impede qualquer um de chegar ou sair do local, o pânico se instaura. Agora, todos estão em perigo, e cabe a Elin descobrir quem é o assassino — antes que seja tarde demais.
Midsommar x A última festa
Às vezes, o que parece ser uma viagem divertida e nostálgica entre amigos acaba se transformando em um evento traumatizante e cheio de revelações…
Midsommar (2019), de Ari Aster
Durante uma viagem para uma pequena vila na Suécia para participar de um festival local de verão, um grupo de amigos enfrenta uma série de eventos bizarros e perturbadores.
A última festa, de Lucy Foley [Tradução de Marina Vargas]
Nove velhos amigos da época de faculdade se reúnem para celebrar a virada do ano. Assim que chegam em um casarão nas Terras Altas escocesas, uma nevasca fecha as poucas opções de entrada e saída da região, e os amigos ficam isolados na propriedade.
Em capítulos que alternam as perspectivas dos personagens, investigamos os atritos silenciosos e antigos ressentimentos que ganham proporção à medida que o ano-novo se aproxima, até que, no dia 1º de janeiro, um corpo é encontrado. E o assassino só pode estar entre eles.
Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado x Os cinco sobreviventes
O preço para manter alguns segredos escondidos pode ser caro demais.
Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado (1998), de Jim Gillespie
Quatro adolescentes se envolvem em um acidente de carro e acabam atropelando e matando um desconhecido. Receosos das consequências dos seus atos, os jovens resolvem esconder o corpo e seguir adiante com suas vidas. No entanto, alguns anos depois, tudo muda após receberem um bilhete que diz: “Eu sei o que vocês fizeram no verão passado.”
Os cinco sobreviventes, de Holly Jackson [Tradução de Karoline Melo]
Red Kenny e seus cinco melhores amigos estão em um trailer a caminho da praia quando tudo começa a dar errado. No meio da noite, todos os pneus furam e o veículo fica sem gasolina.
Parados no meio do nada e sem sinal de celular, é impossível pedir ajuda. Até que os tiros começam a atingir as janelas do trailer, e eles precisam dar um jeito de se proteger. Um atirador os mantém reféns e, para libertá-los, quer um segredo.
Fratura x O massacre da família Hope
Quando o assunto é família, nem sempre tudo é como parece ser.
Fratura (2020), de Brad Anderson
Durante uma viagem em família, Ray acaba caindo e quebrando o braço e precisa ir ao hospital, acompanhado da sua esposa e filha. No entanto, o homem acaba adormecendo no local e, ao acordar, descobre que não existem registros da entrada da sua filha e esposa no local, como se elas nunca tivessem passado por lá.
O massacre da família Hope, de Riley Sager [Tradução de Renato Marques]
Décadas depois de um crime brutal ter assolado o estado do Maine, a cuidadora de idosos Kit McDeere é escalada para trabalhar na mansão em que tudo aconteceu. Kit será responsável por cuidar de Lenora Hope, única integrante da família que sobreviveu e a principal suspeita dos assassinatos.
Aos setenta anos, incapaz de falar e presa a uma cadeira de rodas, Lenora utiliza uma máquina de escrever para contar sua versão da história. À medida que Kit descobre mais informações sobre o caso, porém, começa a desconfiar de que sua paciente é mais perigosa do que parece.
Invocação do Mal x Como vender uma casa assombrada
Quantos segredos e energias malignas cabem nas paredes de uma casa?
Invocação do Mal (2013), de James Wan
Quando um casal se muda para uma nova casa em Harrisville, estranhas situações começam a afligir toda a família. Preocupada com algumas manchas que aparecem em seu corpo, noites maldormidas e uma sequência de sustos que passou a levar, a mãe decide procurar um famoso casal de investigadores paranormais, Ed e Lorraine Warren. Agora, eles precisam descobrir o que reside naquela casa e o porquê daquilo tudo estar acontecendo.
Como vender uma casa assombrada, de Grady Hendrix [Tradução de Beatriz S. S. Cunha]
Depois da morte dos pais, Louise precisa voltar para casa. Mas ela não quer deixar a filha com o ex nem entrar de novo no lugar em que cresceu, abarrotado de documentos do pai e dos fantoches macabros que a mãe colecionava. Acima de tudo, porém, ela não quer mesmo ser obrigada a rever seu irmão, Mark, com quem ela mal tem contato.
Para lidar com as memórias de uma vida inteira, os dois precisarão passar por cima de suas (muitas) diferenças e se unir. No entanto, o que aconteceria se os bens dos pais deles se recusassem a ir embora? Afinal, algumas casas não querem ser vendidas, e essa parece ter outros planos para os irmãos…
E aí, qual dessas sugestões você vai ler/assistir primeiro?
Siga-nos