Você sabe o que é trope literária? Se você acompanha as indicações de livros do booktok — perfil de criadores de conteúdo voltado para livros e literatura — com certeza já ouviu o termo: trope literária.
Trope literária, basicamente, é um recurso narrativo utilizado pelos escritores para desenvolver suas histórias e que ajudam a moldar a forma como a trama e os personagens se desenrolam.
No caso de romances, as tropes indicam de que maneira os protagonistas vão se apaixonar e quais direções o relacionamento deles pode seguir.
Conheça as principais tropes literárias:
Opostos que se atraem
Nessa trope, apesar das diferenças, o casal é perfeito um para o outro. Em Melhor do que nos filmes, Liz quer conquistar seu crush Michael e vai contar com a ajuda de seu vizinho irritante Wes. Mas, à medida que se aproximam, ela passa a questionar tudo o que sabe sobre o amor e descobre que talvez seu “felizes para sempre” seja surpreendente.
Só tem uma cama
Os protagonistas, por algum motivo, precisam dormir na mesma cama na história. Em Teto para dois, Tiffy e Leon não se conhecem, mas dividem o apartamento em um esquema maluco: ele dorme durante o dia e ela durante a noite. Para se comunicar, conversam através de post-its!
Enemies to lovers (De inimigos à amantes)
No início da história, os personagens se odeiam, e ao longo da trama vemos o ódio se transformando em amor. Em A Guerra dos Furacões, Talasyn tem o poder da luz e Alaric é um ser das sombras… Os dois são inimigos mortais, mas a linha entre o amor e o ódio pode ser bem tênue.
Friends to lovers (Amigos que se apaixonam)
Os protagonistas começam a história sendo apenas amigos, mas aos poucos a amizade vira romance. Em Táticas do amor, Bree é apaixonada por Natha, seu melhor amigo de infância e jogador de futebol americano. Quando um vídeo de Bree viraliza, a assessoria de imprensa do astro faz uma oferta irrecusável: os dois terão que fingir que estão apaixonados.
Fake dating (namoro falso)
Os protagonistas se veem, de repente, precisando mentir sobre estarem namorando um com o outro. Em Apostando no amor, Bailey e Charlie são completamente diferentes, mas fingem estar namorando para atrapalhar o relacionamento da mãe dela com o novo namorado.
Romance de esporte
O nome já diz: além da história de amor, temos algum esporte como pano de fundo. Em Um amor sem freio, Dev Anderson é piloto de Fórmula 1 e precisa de ajuda com suas redes sociais após protagonizar um escândalo. Para isso, ele contrata Willow, especialista no assunto, irmã do seu melhor amigo e a garota que comanda seus sonhos desde que se beijaram no ano anterior.
Siga-nos