Tata e Les Oubliés du Dimanche, ainda sem títulos em português, são narrados com a sensibilidade que fez os leitores brasileiros se encantarem por Valérie Perrin
Teremos mais Valérie Perrin nas livrarias brasileiras! A Intrínseca adquiriu o direito de publicação de mais dois livros da autora dos emocionantes Água fresca para as flores e Três: Les Oubliés du Dimanche, seu romance de estreia, e Tata, seu livro mais recente. Ainda não há previsão de lançamento.
Em Tata (Titia, em tradução livre), lançado em setembro de 2024 na França, Valérie Perrin narra a história da jovem Agnès. Ela acaba de receber um telefonema sem sentido: segundo a polícia, sua querida tia Colette acaba de morrer. Só que ela já tinha morrido havia três anos!
Com certeza é um engano, mas, de qualquer forma, Agnès terá de regressar a Bourgogne, lugar que deixou para trás, para entender o que aconteceu.
A mulher que morreu, que pode ou não ser sua tia, deixou várias coisas aos seus cuidados: bilhetes com os últimos desejos e um conjunto de fitas-cassetes. Agnès sempre vira a tia como uma mulher sem história, alguém que passara pela vida sem deixar marcas. No entanto, agora ela vai compreender algo importante: não existem pessoas sem histórias, e as de Colette têm muito a dizer. Juntando o destino e as vidas de várias mulheres, de forma tocante e surpreendente, Valérie Perrin apresenta um romance que reflete sobre o que há de mais humano e profundo em todos nós.
Conheça os livros
Seu romance de estreia, Les Oubliés du Dimanche (Os esquecidos de domingo, em tradução livre), foi lançado originalmente em 2015. Na história, aos 22 anos, Justine vive com os avós e o primo, Jules, desde que os pais de ambos morreram num acidente. Os dias de Justine parecem seguir sempre a mesma rotina: trabalhar nas Hortênsias, um lar de idosos no pequeno vilarejo onde mora, e conversar com os residentes, que ela tanto adora. Entre eles está Hélène, uma centenária cujo sonho sempre foi aprender a ler.
Justine e Hélène criam um profundo laço de amizade, nutrido pelas horas que passam partilhando memórias e sentimentos. E, enquanto as conversas se multiplicam, três coisas acontecem: Justine começa a interrogar-se sobre a morte dos pais, compra um caderno no qual começa a escrever regularmente, e, no lar, surgem estranhos telefonemas que vão provocar uma pequena revolução nas Hortênsias… De que forma se entrelaçam as histórias? Como podem as antigas e novas memórias fazer Justine mudar o rumo da sua vida?
Com extrema sensibilidade, Valérie Perrin narra questões delicadas num romance em que a melancolia e a graça andam de mãos dadas e nada é deixado ao acaso do destino.
A autora francesa chegou às livrarias brasileiras com o tocante Água fresca para as flores, que acompanha a história de uma zeladora de cemitério que coleciona perdas profundas, e é daqueles livros difíceis de não se emocionar. Mais recentemente, em 2023, a Intrínseca publicou Três, uma comovente história sobre a importância da amizade e as mudanças inevitáveis da vida.
Quem também já está contando os dias para os novos lançamentos de Valérie Perrin?
Gostaria muito de ser informada quando esses novos livros de Valerie Perrin estiverem disponíveis nas livrarias do Brasil. Já li seus 2 outros livros e amei. Quero ler todos! Obrigada.