Celebre esta data tão importante com dicas essenciais para iniciar, manter e alavancar seu negócio
Desde 2014, o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino é comemorado no dia 19 de novembro, tendo sido oficializado pela Organização das Nações Unidas como uma data especial em apoio e incentivo aos empreendimentos liderados por mulheres.
Nos últimos tempos, a participação feminina em empreendimentos vem crescendo cada vez mais no Brasil. De acordo com dados do IBGE, em 2022, cerca de 10 milhões de brasileiras geriam o próprio negócio.
Muitas mulheres encontraram no empreendedorismo uma oportunidade de tomar as rédeas da própria vida, conquistar a tão sonhada independência financeira e ter a possibilidade de realizar seus sonhos, sejam eles profissionais ou pessoais.
Para comemorar a data, separamos algumas indicações de leituras que ajudarão você por todo o processo da jornada empreendedora, desde a abertura da sua empresa até a motivação necessária para vencer as batalhas cotidianas!
Vem conferir:
Precisa dar certo, de Nath Finanças
A orientadora financeira Nath Finanças oferece as ferramentas e os conteúdos que vão ajudar você a não apenas abrir o seu negócio como também geri-lo com instrução e responsabilidade. São lições valiosas, divididas em dez capítulos, que abordam assuntos como empreendedorismo feminino, impostos, precificação e organização financeira.
Este livro pode ser o incentivo de que você precisava para que o seu CNPJ prospere de uma vez por todas.
O jeito certo de errar, de Amy C. Edmondson [Tradução de Paula Diniz]
Estamos habituados a pensar no fracasso como o oposto do sucesso. Hoje, muitas vezes ficamos divididos entre duas “culturas da falha”: uma que diz para evitarmos o fracasso a todo o custo, outra na qual é até desejável falhar. A questão é que nenhuma delas diferencia o erro bom do ruim. Como resultado, perdemos a oportunidade de falhar bem.
Após décadas de pesquisas, Amy C. Edmondson, uma das maiores especialistas em segurança psicológica do mundo, vira do avesso nossa compreensão sobre fracasso e revela como podemos colocá-lo a nosso serviço.
Ao apresentar os três arquétipos da falha — básica, complexa e inteligente —, a autora ensina indivíduos e empresas a aceitar a falibilidade humana e apresenta técnicas específicas que vão ajudar a maximizar os resultados positivos que podem surgir de todo tipo de deslize. Você nunca mais vai olhar para o erro da mesma forma.
A regra é não ter regras, de Reed Hastings e Erin Meyer [Tradução de Alexandre Raposo]
Pioneira no mercado de streaming, a Netflix transformou-se em referência global não apenas por sua tecnologia inovadora, presença digital e conteúdos de excelência como também por sua filosofia corporativa e modelo de negócios totalmente fora do padrão.
Em A regra é não ter regras: A Netflix e a cultura da reinvenção, Reed Hastings, cofundador e CEO da Netflix, se une à especialista no mundo dos negócios Erin Meyer para contar em detalhes como funciona a grandiosa e inovadora cultura corporativa da empresa. O livro conta como é implementada a filosofia de liberdade com responsabilidade, os erros e acertos da companhia, além de depoimentos e experiências de funcionários da empresa de todo o mundo — tudo isso com uma abordagem casual e acessível, no melhor estilo Netflix.
A montanha é você, de Brianna Wiest [Tradução de Regiane Winarski]
A autossabotagem está cada vez mais presente no nosso cotidiano, mas, afinal, por que nos sabotamos? Como a autossabotagem pode prejudicar o seu empreendedorismo? Em que situações isso acontece? É possível abandonar de vez esse comportamento?
Em A montanha é você, Brianna Wiest, autora do sucesso 101 reflexões que vão mudar sua forma de pensar, apresenta ao leitor formas de entender melhor seu cérebro e corpo, além de apontar caminhos para que ele se torne livre de experiências do passado e aprenda a agir de modo a atingir seu potencial inexplorado. Com essa leitura, você vai adquirir as ferramentas necessárias para vencer a autossabotagem e finalmente tirar do papel ideias inovadoras para o seu próprio negócio.
Garra, de Angela Duckworth [Tradução de Donaldson M. Garschagen e Renata Guerra]
Neste livro obrigatório para todos que desejam alcançar o sucesso, a psicóloga Angela Duckworth demonstra que o segredo para realizações incríveis não é apenas o talento, mas uma mistura de paixão e perseverança chamada de “garra” — a capacidade de produzir resultados além do puro talento, da sorte ou das eventuais derrotas.
Pessoal e inspirador, capaz de transformar vidas, Garra é um livro perfeito para ressignificar derrotas e os conceitos de sorte e talento no contexto do empreendedorismo.
Siga-nos