Uma seleção de livros da Intrínseca para presentear no Natal, de ficção e não ficção

Não importa pra quem seja, histórias são sempre o presente perfeito.
Confira a nossa lista de indicações de livros para o Natal e escolha o seu favorito:
Para saber mais sobre si mesmo
Uma pergunta por dia: Para iluminar sua vida

Uma pergunta por dia: Para iluminar sua vida apresenta 365 questionamentos perspicazes e provocadores do médico indiano Deepak Chopra, que se baseou em sua experiência profunda na prática do mindfulness.
A cada página, há uma pergunta e três espaços para resposta — um para cada ano. Com o passar do tempo, conforme responde à pergunta do dia, você vai mapear seu crescimento emocional, físico e espiritual e desenvolver o autoconhecimento.
Conheça também o outro livro da coleção Uma pergunta por dia!

Autor do best-seller O ego é seu inimigo, Ryan Holiday aborda a disciplina em seu novo livro, o segundo da série sobre as quatro virtudes estoicas
Neste livro, Ryan Holiday nos apresenta a virtude necessária para praticar com sucesso todas as demais. Ela recebe muitos nomes: temperança, autocontrole, disciplina. Mas a ideia por trás de todas essas denominações é uma só: governar em vez de ser governado. Definir seus limites. Para dominarmos qualquer coisa, precisamos, antes de mais nada, nos dominar — nossas emoções, pensamentos e ações. Se não estabelecermos limites e restrições, nos arriscamos a não alcançar todo o nosso potencial e a comprometer o que já conquistamos.

Segundo a tradição japonesa, todos temos um ikigai — uma razão para viver —, e encontrá-lo é a chave para uma vida longa e feliz. Ter um forte senso de ikigai — o ponto em que paixão, missão, vocação e profissão se cruzam — faz cada dia ser repleto de significado.
Em Ikigai: O segredo japonês para uma vida longa e feliz, os autores Francesc Miralles e Héctor García vão até Okinawa, a ilha japonesa de população centenária, e reúnem pela primeira vez em livro os hábitos e rotinas que mantém em dia a saúde da mente, do corpo e do espírito daquele povo.
Para se emocionar

Adrien, Étienne e Nina se conhecem na escola aos dez anos, em 1986, e rapidamente se tornam inseparáveis. O forte laço é movido por uma promessa: os três sairão do interior da França para morar juntos em Paris e viver de música. Um não se vê sem o outro. Mas, muitas vezes, nem as conexões mais fortes resistem aos percalços da vida.
Trinta anos depois, eles se tornaram estranhos uns para os outros. Mas um acontecimento repentino vai fazer os três se cruzarem novamente.
Da mesma autora de Água fresca para as flores, Três é uma narrativa surpreendente sobre as amizades que levamos por toda a vida — e as relações que perdemos no caminho.

O romance de Min Jin Lee apresenta a saga de diferentes gerações de uma família coreana exilada no Japão. É uma história sobre as dificuldades enfrentadas por imigrantes em um ambiente extremamente hostil.
A narrativa tem como foco central a matriarca Sunja, que, nas primeiras páginas, é uma adolescente ingênua. Nos anos 1900, diante de uma desonra inimaginável, a personagem toma uma decisão que muda a sua história e impacta a vida de todos os membros de sua família por mais de noventa anos.

Na primavera de 2020, as três filhas de Lara se veem obrigadas a voltar para o pomar da família no norte de Michigan. Afastadas da rotina, Emily, Maisie e Nell conduzem os dias dedicadas à colheita de cerejas, principal negócio de seus pais.
Para ajudar a passar o tempo, elas imploram à mãe que lhes conte a história de Peter Duke, um ator famoso com quem ela dividiu o palco na juventude e viveu um romance de verão em uma companhia de teatro chamada Tom Lake.
A história, as inseguranças e os desejos da matriarca se misturam com os das filhas em uma trama comovente.
Para pensar sobre tempo e dinheiro

Em A álgebra da riqueza, o empreendedor e professor de negócios Scott Galloway apresenta fórmulas práticas para a conquista da estabilidade financeira.
Em seu estilo característico, direto ao ponto, ele explica o que você precisa saber para ter sucesso financeiro, não importa o que aconteça. Ao discutir desde temas básicos como a escolha acertada da carreira até dicas de filosofia de vida e como aproveitar as grandes ondas econômicas, A álgebra da riqueza é o guia prático de que você precisa para alcançar o que a maioria de nós deseja: ficar ricos.

Neste clássico moderno da economia e das ciências humanas, Daron Acemoglu e James A. Robinson — vencedores do Nobel de Economia de 2024 — investigam a história de civilizações separadas tanto pelo tempo quanto pela geografia para responder a uma questão que há séculos intriga os estudiosos: por que algumas nações são ricas e outras são pobres?
Por meio de uma teoria de base universal, os autores afirmam que as estruturas sociais criadas pelo homem são o que sustenta o sucesso econômico — e o fracasso — das nações. Os países só escapam à pobreza quando dispõem de instituições adequadas, com a preservação do direito à propriedade privada e da livre concorrência.
Conheça também O corredor estreito, outro livro dos autores.

Após décadas de pesquisas, Amy C. Edmondson, uma das maiores especialistas em segurança psicológica do mundo, vira do avesso nossa compreensão sobre fracasso e revela como podemos colocá-lo a nosso serviço.
Ao apresentar os três arquétipos da falha — básica, complexa e inteligente —, a autora ensina indivíduos e empresas a aceitar a falibilidade humana, saber com precisão quando o erro está ao nosso lado e prevenir a maior parte dos erros que não estão. Essa é a chave para correr riscos inteligentes e prevenir danos evitáveis.
Fazendo uso de casos reais ocorridos no mundo dos negócios, na cultura pop e ao longo da história, Edmondson apresenta técnicas específicas que vão ajudar a maximizar os resultados positivos que podem surgir de todo tipo de deslize.
Para refletir sobre as contradições do amor e das relações pessoais
Tudo o que eu sei sobre o amor

Dolly Alderton é a irmã mais velha que você sempre quis ter. Sem papas na língua e cheia de conselhos hilários, ela sempre tem uma história engraçada que se encaixa perfeitamente na situação pela qual você está passando: seja uma ressaca fortíssima ou uma paixão não correspondida.
Em Tudo o que eu sei sobre o amor, sua estreia na literatura, a autora apresenta sua descontraída autobiografia — com retratos de sua juventude até a vida adulta — contada em formato de ensaio, repleta de fofocas, ensinamentos e até receitas.
De primeiros encontros de menos de 30 minutos até flertes no MSN, a obra é repleta de histórias com as quais é impossível não se identificar — Dolly sabe navegar como poucos entre o trágico e o incrivelmente cômico de suas memórias, traduzindo de forma brilhante o verdadeiro caos que é amadurecer.

Francesca, de 13 anos, está às margens do rio Lambro, em Monza, na Itália, e sobre ela jaz um homem que tentou estuprá-la. Após salvar a amiga, Maddalena a ajuda a se livrar do corpo. A partir desse evento fatídico, Francesca narra como as duas chegaram até aquele momento. Tudo começa em 1935, um ano antes, num domingo de missa, quando ela se fascina pela menina que todos chamam de “a Maldita”, uma rebelde de origens humildes e segregada pela comunidade por supostamente ter poderes misteriosos.
Ao abordar a dor da perda, as turbulências da adolescência e as consequências da guerra e da disseminação das ideias fascistas, A amiga maldita oferece uma inesquecível história de amizade feminina e crescimento.

A milhares de quilômetros de casa, Yoela está numa rua escura, espiando duas meninas através de janelas bem iluminadas. São as netas que ela nunca conheceu, filhas de Lea, que não vê há anos. Como um relacionamento que começou com uma felicidade extrema, com uma mãe tão dedicada à única filha, chegou a um ponto de ruptura tão insondável?
Com extraordinária força literária, a escritora israelense Hila Blum narra de forma impressionante as angústias e dores de uma mãe para tentar compreender o que de fato compõe uma vida familiar amorosa e o que pode dissolvê-la de forma tão drástica. Afinal, existem limites para o amor de uma mãe?
————
Natal é um momento de estar junto, e nada une mais do que histórias. De qual indicação você mais gostou?
Se curtiu essas dicas, não deixe de conferir outras indicações para presentear quem você ama: ROMANCE E FICÇÃO DE CURA
Siga-nos