Em Ozymandias, forças ancestrais implacáveis selam a sorte dos habitantes da pequena e esquecida Ateninhas.

“Você acredita em destino? Ou melhor, acha que para definir uma pessoa, além de seu corpo, sua razão e vontade, deve-se também falar de seu destino?”. Essa indagação, feita nas páginas iniciais de Ozymandias, acompanhará o leitor até o ponto-final.
Na obra, à medida que a intrincada trama vai se descortinando, somos apresentados a dezenas de personagens – uma jovem mulher que tenta fugir de sua realidade miserável e acaba, sem saber, indo ao encontro de uma verdade trágica; uma imigrante italiana dividida entre o marido e o amante; uma parteira, refém de um segredo, que vive para se vingar; uma família poderosa que há gerações manda e desmanda na população. Todos eles orbitam a pequena cidade de Ateninhas.

As origens da fundação da cidade, de seus cidadãos poderosos e habitantes explorados, remontam à formação do Brasil. O poder político e econômico é repassado de geração em geração de uma mesma família, que subjuga a população mas é incapaz de apagar completamente a riqueza ancestral de indígenas e quilombolas. Os temidos Luteros também terão seu final.
Em sua estreia na ficção, o advogado e professor José Roberto de Castro Neves, autor e organizador de diversas obras sobre direito, história e literatura, apresenta um caleidoscópio fascinante, entrelaçando referências a Shakespeare, Dante, Guimarães Rosa, mitologias grega e iorubá, mitos brasileiros e momentos centrais da construção do país, como a colonização, a escravidão e a imigração.

*Créditos para Rafaela Cassiano
Em todas as tramas, o leitor é sempre confrontado pela mesma questão: afinal, quem está no comando? Nós ou o destino? Histórias que devem e precisam ser contadas e recontadas. Como lembra Metinques, personagem-corifeu que nos acompanha nesta jornada, oferecendo pistas e embaralhando fatos, “contar uma história é coisa importante”. Uma civilização começa com alguém contando uma história – e acaba no dia em que as pessoas perdem o interesse em ouvi-las.
Ozymandias chega às livrarias no dia 02 de abril e você já pode garantir o seu exemplar em pré-venda.
Não conheço o escritor, mas estou curiosa e com muita expectativa de poder ler esse lançamento.