Notícias

A república tecnológica | Conheça o manifesto sobre o futuro tecnopolítico do Ocidente

18 / março / 2025

Em A República Tecnológica, dois dos maiores pensadores da tecnologia oferecem saídas ao Vale do Silício e um manifesto sobre os rumos do Ocidente

Quais são os rumos dos avanços tecnológicos atuais? Essa é uma das perguntas centrais de A república tecnológica. 

Alexander Karp — cofundador da Palantir e o “Melhor CEO de 2024” segundo a The Economist — lidera uma das maiores empresas de fornecimento tecnológico para governos e forças de defesa mundo afora. No entanto, esse fato nunca o impediu de ser um grande precursor do debate sobre a importância de defender os valores ocidentais na era da inteligência artificial. 

Para os autores de A República Tecnológica, o potencial da tecnologia, nos dias atuais, tem sido majoritariamente voltado à recompensa de um engajamento superficial. Engenheiros e fundadores criam aplicativos de fotos e algoritmos de marketing, tornando-se, sem querer, recipientes para as ambições alheias. 

A complacência, portanto, tomou conta da verdadeira inovação, nas universidades, na política e nos escritórios. O resultado é uma geração inteira que tem como objetivo principal atender às demandas do capitalismo, deixando de lado o potencial para criar verdadeiras inovações que resolvam problemas sociais reais. 

Em A República Tecnológica, os autores abrem espaço para uma crítica contundente à cultura ocidental da complacência: para que os Estados Unidos e seus aliados mantenham sua vantagem global — e preservem as liberdades que consideram garantidas —, o setor de software deve renovar seu compromisso de enfrentar desafios mais urgentes, incluindo a nova corrida armamentista da inteligência artificial.

Ao mesmo tempo iconoclasta e rigoroso, a obra é um apelo para que o Ocidente desperte para sua nova realidade. É um livro essencial para quem busca entender como a tecnologia está remodelando a geopolítica e como podemos garantir que ela seja usada para fortalecer, e não corroer, os alicerces da sociedade.

Traduzido por André Fontenelle e Renato Marques, A República Tecnológica chega às livrarias no dia 2 de maio. Você já pode garantir o seu exemplar em pré-venda.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *