MULHERES FAZEM HISTÓRIA

Cada vez mais os leitores têm descoberto os livros escritos por mulheres. A presença das mulheres na literatura, seja como autoras ou personagens, muitas vezes foge dos padrões tradicionais de narrativa, trazendo novas formas de contar histórias e fazer as pessoas refletirem.
E, para se inspirar neste Mês das Mulheres, separamos algumas autoras da Intrínseca que estão transformando a literatura e fazendo história!
ASIÁTICAS
Bem-vindos à Livraria Hyunam-Dong

A trama de Hwang Bo-Reum gira em torno da Yeongju, que vive uma realidade próxima a de muitas mulheres reais: a exaustão feminina.
Yeongju tem se sentido desmotivada. Sua vida se tornou uma sucessão de frustrações e ela sente um vazio eterno no peito. Cansada de viver assim, ela decide deixar tudo para trás e colocar em prática um antigo sonho: abrir uma livraria.

Cho Nam-Joo narra as dificuldades de uma mulher sul-coreana comum que enfrenta o machismo em todas as facetas de sua vida, da infância até a vida adulta.
A trajetória da personagem Kim Jiyoung é similar a de muitas mulheres reais. Ela é uma mulher sul-coreana comum que largou o emprego em uma agência de marketing para cuidar da filha recém-nascida. A obra fortaleceu o movimento feminista da Coreia do Sul e foi pauta de grandes questionamentos por sua abordagem direta de temas como a desigualdade de gênero e o assédio sexual.

Referência na literatura japonesa com gatos, a obra de Syou Ishida é um lembrete sobre como o amor de um gato muda tudo!
LATINO-AMERICANAS

Mariana Enriquez expõe desigualdades históricas e apresenta reflexões sobre violência, sexualidade e comportamentos negativos associados às figuras femininas.
Os perigos de fumar na cama reúne inspirações em clássicos do terror: fantasmas, bruxas, brincadeiras com espíritos, visões e mortos que voltam à vida. Para além de revisitá-los, a autora argentina renova o gênero, mostrando mais uma vez a força de sua voz radicalmente contemporânea.

Pilar Quintana aborda, pelos olhos de uma criança, a solidão feminina e traz para o debate os abismos da maternidade, nos fazendo refletir sobre como pode ser algo iluminado e sombrio ao mesmo tempo.
Nos últimos anos da infância, Claudia começa a entender que a existência chega ao fim e que essa ruptura pode ser uma escolha pessoal. É pelos relatos da mãe, obcecada por revista de celebridades — e em especial pelas figuras femininas com finais trágicos, como Grace Kelly —, que ela faz a correspondência entre a morte e as escolhas e passa a temer pelas decisões de sua progenitora.
NEGRAS

Olívia Pilar traz uma narrativa arrebatadora e sensível sobre autodescoberta e o que significa ser jovem, negra e audaciosa em um mundo que deslegitima seu direito de ocupar todos os espaços.
Lina é uma menina que tem quase tudo na vida. Nos seus planos, faltam apenas o apoio dos pais para a carreira de ilustradora e o dinheiro para um sonhado curso de desenho no Chile. Quando consegue uma vaga de estágio, ela acredita que está tudo resolvido. Mas Lina logo recebe olhares estranhos e tarefas que colocam sua capacidade em xeque. E talvez isso tenha a ver com a cor de sua pele. Quando seu caminho cruza com a linda e inspiradora Elza, Lina se dá conta de que o mundo a enxerga de uma forma diferente.

Nath Finanças é especialista em finanças e traz dicas valiosas para que nossos sonhos, principalmente os das mulheres, estejam a um passo de se tornar realidade.
Com dez capítulos, que vão de empreendedorismo feminino, impostos, precificação e gestão de dívidas a organização financeira do seu negócio, Precisa dar certo pode ser o incentivo de que você precisava para que o seu CNPJ sobreviva e prospere de uma vez por todas!

Unindo magos, demônios e sociedades secretas, Tracy Deonn traz numa narrativa intensa e surpreendente sobre luto, racismo, ancestralidade e privilégios.
NA SAÚDE

No mais completo livro sobre menopausa, a dra. Mary Claire Haver apresenta experiências reais vividas por mulheres reais e dicas que podem ajudar durante essa nova fase.
Com abordagem inovadora, a renomada ginecologista e defensora da saúde da mulher, dra. Mary Claire Haver, mostra que é possível transformar a maneira como você vivencia as fases da transição hormonal.

A psicoterapeuta Annie Zimmerman traz em sua obra um convite sobre a importância do autoconhecimento e da autorreflexão, potencializando nossa jornada terapêutica.
Dividido em duas partes — self e relacionamentos —, Terapeuta de bolso nos convida a refletir profundamente sobre quem somos e como nos conectamos com os outros, sendo um auxílio potencializador para a sua jornada terapêutica e de autoconhecimento.

A Dra. Gabrielle Lyon é médica de família e, em seu guia prático, traz dicas, exercícios e relembra a importância de cuidarmos dos músculos desde jovem, especialmente as mulheres.
BRASILEIRAS

A premiada jornalista Míriam Leitão viu nos últimos anos a questão ambiental invadir a lógica econômica, em conexões que não eram tão evidentes.
Em Amazônia na encruzilhada, Míriam explica como, depois de dez anos de avanços no combate ao desmatamento na Amazônia, o Brasil passou a regredir.

Referência no jornalismo investigativo, Daniela Arbex recupera histórias marcantes e as humaniza, dando voz às pessoas que viveram ou testemunharam tragédias da história brasileira.
Em 8 de fevereiro de 2019, dez atletas das categorias de base do Flamengo morreram em um incêndio no alojamento em que dormiam no Ninho do Urubu. Arbex conta, com muita sensibilidade, a história de cada um deles. Em Longe do ninho, a autora apresenta uma obra de jornalismo literário que reconta, com informações inéditas, os detalhes do incêndio, assim como apresenta depoimentos de familiares das vítimas, sobreviventes e profissionais da perícia criminal e do IML.
CONTA PRA GENTE QUAL AUTORA TRANSFORMOU A SUA VIDA COMO LEITOR!
Siga-nos