QUEDA LIVRE

Jornalistas destrincham um dos maiores esquemas de pirâmide financeira da história do Brasil Flanelinha, garçom, pastor, faraó dos bitcoins. Este poderia ser o currículo resumido de Glaidson Acácio dos Santos. A versão estendida, contudo, incluiria as origens humildes na Cidade de Deus, favela do Rio de Janeiro, a entrada na Igreja Universal do Reino de […]
OS GRANDES CASOS DO DISQUE DENÚNCIA

Nos anos 1990 uma onda de sequestros aterrorizou a população do Rio de Janeiro, a ponto de o estado ostentar uma marca assustadora: dez pessoas presas em cativeiro simultaneamente. Em meio à escalada na violência, começa a ser desenhado o projeto de uma central telefônica para receber ligações anônimas relatando crimes, semente de uma iniciativa […]
O ENFERMEIRO DA NOITE

O enfermeiro Charlie Cullen sempre foi uma pessoa de múltiplas facetas. Foi um filho exemplar, um pai querido, um amigo confiável e um profissional admirado por seus colegas. Também viria a ser o serial killer mais letal da história dos Estados Unidos, com envolvimento na morte de cerca de quatrocentos pacientes.
Sua trajetória assassina durou dezesseis anos, ao longo dos quais ele pulou de hospital em hospital para apagar seus rastros e continuar matando. Quando o “Anjo da Morte” — como foi apelidado pela imprensa — recebeu a sentença final e foi levado para a viatura da polícia em março de 2006, parecia que os segredos sinistros de sua vida, carreira e captura desapareceriam com ele.
Então, em um trabalho instigante que levou dez anos para ser concluído, o premiado jornalista investigativo Charles Graeber contou a história completa pela primeira vez. Baseado em centenas de páginas de registros policiais sigilosos, entrevistas e gravações, bem como conversas exclusivas com Cullen diretamente da cadeia e com um informante que ajudou a detê-lo, O enfermeiro da noite tece uma trama urgente e sombria de assassinato, amizade e traição.
Seguindo a tradição de clássicos como A sangue frio, o livro-reportagem de Graeber vai além da descrição dos assassinatos de Cullen e dos esforços para capturá-lo. Obra-prima do true crime, O enfermeiro da noite pinta um retrato vívido da loucura e oferece um vislumbre penetrante do sistema de saúde norte-americano.
No último trimestre do ano, a adaptação cinematográfica de O enfermeiro da noite chega à Netflix. Estrelado pelos vencedores do Oscar Eddie Redmayne (Animais Fantásticos) e Jessica Chastain (Os Olhos de Tammy Faye), o filme é um dos mais aguardados da plataforma de streaming.
O plano Flordelis

Deputada federal pelo Rio de Janeiro, Flordelis estampou as manchetes de todo o país quando seu marido, o pastor Anderson do Carmo, foi assassinado na garagem da residência do casal em Niterói, na madrugada do dia 16 de junho de 2019. Mas a parlamentar, que também é pastora e cantora evangélica, já era bastante conhecida […]
Ordem de bloqueio

Na década de 2000, Bill Browder estabelece na Rússia sua empresa de investimentos e acaba deparando com um enraizado sistema de corrupção entre o governo e os antigos oligarcas do país. Suas denúncias expõem o roubo de bilhões de dólares, mas as autoridades russas acusam Browder e seu advogado, Sergei Magnitsky, de serem os responsáveis pelo esquema fraudulento. Tempos depois, Magnitsky é espancado até a morte após um ano de maus-tratos em um presídio de Moscou.
Browder, então, começa uma batalha para identificar e punir os mandantes do assassinato. Enquanto segue o rastro dos valores enviados da Rússia em um esquema de lavagem de dinheiro internacional, ele parte em uma campanha mundial para aprovar a Lei Magnitsky, capaz de bloquear os bens dos envolvidos em crimes contra os direitos humanos. Nessa jornada, desperta a fúria de Vladimir Putin, apontado como um dos beneficiários da fraude. Com jogadas de mestre, Browder enfrenta agentes contratados para persegui-lo mundo afora, sofre com o assassinato de aliados e encara os grandes advogados e políticos ocidentais que tentam impedir seu progresso na luta contra a corrupção russa.
Ordem de bloqueio é ao mesmo tempo uma história real de crime financeiro, uma aventura de espionagem internacional e um apelo por justiça. Acima de tudo, é um lembrete urgente do mal causado pelo poder nas mãos erradas.
MODUS OPERANDI

O true crime — filmes, séries e livros que exploram a motivação e o desenrolar de crimes reais — é um dos gêneros mais consumidos no Brasil e no mundo atualmente. Aqui, um sinônimo de true crime é o podcast Modus Operandi, de Carol Moreira e Mabê Bonafé, que nasceu em janeiro de 2020 e angariou uma audiência gigantesca.
Agora, as duas trazem para o papel toda a experiência que acumularam em mais de cem episódios em um livro definitivo para quem quer saber tudo desse universo que conquista cada vez mais fãs.
Em Modus Operandi: Guia de true crime, as autoras abordam as principais bases do gênero de maneira simples, objetiva e bem-humorada. Entre capítulos sobre sistema de justiça, polícia, investigação, casos arquivados, serial killers e outros, a dupla descreve dezenas de crimes que impactaram o Brasil e o mundo, conta a história de assassinos em série e traz diversas curiosidades e fontes para quem quer saber mais sobre o assunto.
Com um visual atraente e um projeto gráfico diversificado ao longo de 400 páginas, Modus Operandi está pronto para repetir nas livrarias o sucesso estrondoso do podcast.
Império da dor

Best-seller do The New York Times, Império da dor começa na Grande Depressão, com a história de três irmãos médicos: Raymond, Mortimer e Arthur Sackler. Enquanto trabalhava em um manicômio, Arthur conduzia pesquisas sobre tratamentos com drogas. Dotado de um talento especial para a publicidade e o marketing, foi ele quem idealizou a estratégia comercial do Valium, um revolucionário tranquilizante, para uma grande farmacêutica. Com a primeira fortuna da família — que se tornaria uma das mais ricas e influentes do mundo —, comprou a Purdue Frederick, uma fabricante de medicamentos que acabou sendo dirigida por seus dois irmãos.
Quarenta anos depois, Richard, filho de Raymond, assumiu a direção da Purdue. E o modelo que Arthur Sackler havia criado para vender o Valium — manipulando médicos, influenciando os órgãos públicos e menosprezando a capacidade viciante da droga — foi então usado para lançar ao mercado um produto bem mais poderoso: o OxyContin.
O medicamento gerou uma receita de cerca de 35 bilhões de dólares, mas desencadeou uma crise de saúde pública na qual centenas de milhares de pessoas morreram. Patrick Radden Keefe, repórter premiado da revista The New Yorker e autor de best-sellers, passou cinco anos debruçado sobre os segredos da dinastia Sackler: as complicadas relações familiares, os fluxos de dinheiro e suas duvidosas práticas corporativas.
Obra-prima da reportagem narrativa, Império da dor é um retrato feroz da era dourada americana e uma investigação implacável da impunidade entre as grandes elites e da ganância que construiu uma das maiores fortunas do mundo.
O coronel que raptava infâncias

Dez de setembro de 2016. A atendente do drive-thru de uma lanchonete em Ramos, no subúrbio do Rio de Janeiro, sai da cabine para entregar o lanche ao cliente de um Jetta branco. Quando o vidro escuro é baixado, a jovem vê um homem de cabelo branco ao volante e, no carona, uma menina que […]
Juntos, sempre

Em 19 de novembro de 2018, Carlos Ghosn foi detido pelas autoridades japonesas assim que desembarcou no aeroporto de Tóquio. Executivo de reconhecimento internacional pelo seu trabalho como CEO da Renault e da Nissan, foi imediatamente isolado em um presídio, sem saber ao certo sob que acusação. Carlos vinha de Beirute, onde passara o fim […]
Mindhunter

Em detalhes assustadores, Mindhunter mostra os bastidores de alguns dos casos mais terríveis, fascinantes e desafiadores do FBI. Durante as mais de duas décadas em que atuou no FBI, o agente especial John Douglas tornou-se uma figura lendária. Em uma época em que a expressão serial killer, assassino em série, nem existia, Douglas foi um […]