
E se as tragédias gregas ocorressem no interior do Brasil? Em Ozymandias, forças ancestrais, cruéis e implacáveis selam a sorte dos habitantes da pequena e esquecida Ateninhas. À medida que a intrincada trama do romance vai se descortinando, somos apresentados a dezenas de personagens – uma jovem mulher que tenta fugir de sua realidade miserável e acaba, sem saber, indo ao encontro de uma verdade trágica; uma imigrante italiana dividida ente o marido e o amante; uma parteira, refém de um segredo, que vive para se vingar; uma família poderosa que há gerações manda e desmanda na população.
Em sua estreia na ficção, o advogado e professor José Roberto de Castro Neves, autor e organizador de diversas obras sobre direito, história e literatura, apresenta um caleidoscópio fascinante, entrelaçando referências literárias, mitologias grega e iorubá, mitos brasileiros e momentos centrais da construção do país, como a colonização, a escravidão e a imigração. Em todas as tramas, o leitor é sempre confrontado pela mesma questão: afinal, quem está no comando? Nós ou o destino?
Leia mais no BLOG

José Roberto de Castro Neves
José Roberto de Castro Neves é advogado e professor universitário – mestre pela Universidade de Cambridge e doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). É autor e organizador de diversas obras sobre direito, literatura, história e arte. Ozymandias é seu primeiro romance.
Siga-nos