Autor

O economista francês Thomas Piketty se tornou figura de destaque no meio acadêmico internacional com seu livro O capital no século XXI, no qual defende, através da análise de dados estatísticos, que o capitalismo possui uma tendência inata de concentração de riqueza nas mãos de poucos.

Piketty nasceu em Clichy, na França, em 7 de maio de 1971. Aos 18 anos, entrou na École Normale Supérieure, onde estudou matemática e economia. Com 22 anos, conquistou o doutorado em filosofia com uma tese sobre redistribuição de riqueza redigida na École des Hautes Études en Sciences Sociales e na London School of Economics sob a orientação de Roger Guesnerie. Em seguida, Piketty ensinou como professor-assistente no Massachusetts Institute of Technology (MIT) de 1993 a 1995. Em 1995, tornou-se pesquisador do Centre National de la Recherche Scientifique.

Em 2000, tornou-se diretor da École des Hautes Études en Sciences Sociales. Em 2002, ganhou o prêmio de "melhor jovem economista na França". Em 2006, ajudou a criar e tornou-se o primeiro diretor da École d’Économie de Paris. Alguns meses depois, deixou o cargo para se tornar assessor econômico de Ségolène Royal, do Partido Socialista (França), na campanha presidencial de 2007. Em 2013, ganhou o prêmio Yrjö Jahnsson, que premia economistas com menos de 45 anos que tenham dado contribuição significativa à pesquisa econômica pura e aplicada na Europa.

Compartilhe