A arte da política econômica

A arte da política econômica

Gustavo Franco
  • Formato(s) de venda: livro e-book
  • Páginas: 560
  • Gênero:
  • Formato: 16 x 23 x 2,7 cm
  • Lançamento: 28/02/2023

Com o fim da ditadura militar, um grupo de jovens economistas formado nas melhores universidades do Brasil e do exterior assumiu um papel de protagonismo na elaboração das políticas públicas no mais alto nível do Estado brasileiro. Inicialmente, o foco desses estudiosos da nossa realidade foi o combate à hiperinflação. Com a estabilização da moeda, sucessivas gerações de talentosos economistas se voltaram também ao aumento da produtividade dos setores público e privado, à modernização e ao combate à desigualdade, entre outros temas vitais para a realização do sonho de uma nação mais justa, próspera e dinâmica. A Arte da política econômica é o relato pessoal e original de trinta desses brasileiros que ajudaram a formular algumas das políticas públicas mais impactantes da nossa história moderna.

Com organização de José Augusto C. Fernandes, os textos reunidos no livro são versões editadas e ajustadas dos depoimentos dados ao podcast A arte da política econômica, uma iniciativa do Instituto de Estudos de Política Econômica/Casa das Garças. Alguns autores incluíram novos trechos e Pedro Malan escreveu um posfácio original. No prefácio, Edmar Bacha, um dos idealizadores e atual diretor da Casa das Garças, atesta os imensos desafios que os participantes do projeto enfrentaram em suas trajetórias profissionais no serviço público: “Num governo democrático não basta ser modesto e competente. É preciso saber unir a técnica à política (…) Entender os meandros do poder e avaliar os limites do possível. Assumir liderança, mas principalmente negociar. Persuadir sem impor. Formar equipes competentes e solidárias. Recuar quando preciso, avançar quando se abrem as janelas de oportunidade. Aceitar que no governo o ótimo é, com frequência, inimigo do bom. Exercer, enfim, a Arte da Política Econômica.”

Gustavo Franco

Gustavo Franco

Gustavo Franco é mestre em economia pela PUC-Rio e Ph.D. pela Universidade de Harvard. Sócio-fundador da Rio Bravo Investimentos e presidente do Conselho de Governança do Instituto Millenium, foi presidente do Banco Central do Brasil, diretor da Área Internacional do Banco Central e Secretário Adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, entre 1993 e 1999. Gustavo Franco participa de conselhos consultivos e de administração e escreve regularmente para jornais e revistas. É professor do Departamento de Economia da PUC desde 1986. Tem diversos livros publicados e mais de uma centena de artigos em revistas acadêmicas.


Outros títulos de Gustavo Franco pela Intrínseca