Confiança

Hernan Diaz
  • Formato(s) de venda: livro e-book
  • Tradução: Marcello Lino
  • Páginas: 416
  • Gênero:
  • Formato: 16 x 23 x 2,4 cm
  • Lançamento: 17/10/2022

Mesmo em meio ao caos e à efervescência dos loucos anos 1920, não há em Nova York quem não tenha ouvido falar do casal Benjamin e Helen Rask. Envoltos em uma aura de mistério e reverência, o lendário magnata de Wall Street e a herdeira de uma excêntrica linhagem aristocrática chegaram, juntos, ao topo de um mundo onde a riqueza parece não ter fim. A velocidade com que cada número registrado pelo teletipo é lido, interpretado e convertido em lucro por Benjamin parece absurda, irreal. A montanha de capital acumulado e o talento com que ele a ergueu, no entanto, causam inquietação na sociedade e muitas especulações sobre a capacidade de Rask prever cada próximo passo do mercado de ações.

É nesse contexto que o casal Rask protagoniza um romance que supostamente disseca as verdades por trás do magnata, seu império e suas relações pessoais — e que, além disso, causa um grande escândalo no coração financeiro dos Estados Unidos. Mas, ao longo das décadas, outras versões dessa história vêm à tona: um manuscrito, memórias de uma pessoa ligada ao casal e um diário perdido. Tudo que até então parecia consolidado como fato é questionado. Afinal, se a verdade sempre resulta da soma das faces de uma pirâmide, Confiança é a prova de que mesmo a mais sólida e monumental delas é frágil em um solo de areia. Entre tantas versões e pontos de vista, em qual acreditar?

Caleidoscópico, o novo romance do finalista do Pulitzer Hernan Diaz é um tour de force que se desenrola ao longo de um século, um confronto contundente com os enganos que muitas vezes se escondem no âmago dos pactos pessoais e financeiros. Suas quatro vozes ora ampliam, ora recusam os limites entre fato e ficção, ilustrando a facilidade com que o poder é capaz de a tudo manipular.

Leia mais no BLOG

Hernan Diaz

Hernan Diaz

Hernan Diaz é autor de dois romances, publicados em mais de vinte idiomas. O primeiro, In the Distance (2017), foi finalista do Pulitzer e do Prêmio PEN/ Faulkner, eleito um dos Dez Melhores Livros de 2020 pelo Publishers Weekly. Confiança, seu segundo romance, entrou para a lista estendida do Booker Prize de 2022. Diaz também publicou um livro de ensaios sobre o argentino Jorge Luis Borges e seu trabalho já figurou em revistas como The Paris Review, Granta e Playboy. Foi contemplado com um Guggenheim Fellowship, um Whiting Award, o William Saroyan International Prize for Writing, além de uma bolsa do Dorothy and Lewis B. Cullman Center for Scholars and Writers da Biblioteca Pública de Nova York.