Reunião de crônicas mensais publicadas no jornal Libération de setembro de 2004 a dezembro de 2011, É possível salvar a Europa? traz as análises e os pensamentos de Thomas Piketty sobre o continente europeu durante um período profundamente marcado pela crise financeira mundial desencadeada em 2007-2008.
O autor discorre sobre questões de grande peso para o cenário econômico atual, como o papel desempenhado pelos bancos centrais para evitar o colapso da economia mundial e as semelhanças e diferenças entre a crise irlandesa e a grega. Além disso, aborda temas classicamente domésticos, como justiça fiscal, reforma da previdência e o futuro das universidades.
Soluções a essas e outras questões são propostas pelo autor nas mais de oitenta crônicas do livro, marcadas pela linguagem prática e acessível que torna suas publicações objeto do interesse não só de políticos e economistas, mas do público em geral.
Thomas Piketty
Thomas Piketty é diretor da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais na França e professor da Escola de Economia de Paris, publicou diversas obras sobre história e economia que lhe garantiram, em 2013, o Prêmio Yrjõ Jahnsson, conferido pela Associação Europeia de Economia.
Siga-nos