Edmar Bacha compartilha suas memórias da infância ao Plano Real
No país dos contrastes revisita os anos de formação e a carreira do economista
Sócio-fundador e diretor do Instituto de Estudos de Política Econômica/Casa das Garças e um dos responsáveis pela implantação do Plano Real no Brasil, Edmar Lisboa Bacha alia duas vocações que não é de regra coexistirem com excelência: as ciências econômicas e as letras. Na esteira dessa combinação bem-sucedida, surge o livro de memórias No país dos contrastes — uma reconstrução dos anos de formação e da carreira desse que é um dos mais importantes intelectuais do país, cuja contribuição ajudou a forjar o pensamento econômico brasileiro.
Com sua análise aguçada, a escrita versátil e a distância crítica que só o tempo é capaz de permitir, o autor se recorda das origens na terra natal, Lambari, em Minas Gerais; resgata em crônicas diligentes os anos de formação, em Yale; e culmina na narrativa de bastidores da criação dos Planos Cruzado e Real — marcos da história econômica nacional revisitados da perspectiva de quem viveu intensamente a frustração do primeiro e foi peça fundamental no sucesso do segundo. Nas menções à sua vasta produção acadêmica, bem como aos anos de serviço público — da presidência do IBGE, na década de 1980, até a presidência do BNDES, nos anos 1990 —, enxergamos o zelo com o qual Bacha aplica a teoria econômica para entender processos que nos desafiam como sociedade. ~
Não são muitas as pessoas cuja trajetória revista tem a virtude de ajudar a explicar importantes realizações de uma nação. Com No país dos contrastes, Edmar Lisboa Bacha se torna uma delas.
No país dos contrastes revisita os anos de formação e a carreira do economista
Edmar Bacha, economista, participou da equipe que elaborou o Plano Real. É Diretor do Instituto de Estudos de Política Econômica/Casa das Garças.
Siga-nos