Por que tantas vezes sentimos que estamos nos sabotando, agimos de forma irracional ou nos deixamos levar pela emoção? E por que em geral, quando isso acontece, a sensação é de que não estamos no controle do nosso cérebro? A resposta é: porque de fato não estamos.
Embora sejamos dotados de um cérebro humano, lógico, que pondera antes de cada decisão, também temos um cérebro primitivo, animal, que age independentemente de nós, que está preocupado apenas com a nossa sobrevivência e que reage às situações sempre de maneira emocional. Esse cérebro é o Chimpanzé. Ele não é bom nem mau – é só um Chimpanzé.
Em O paradoxo do Chimpanzé o psiquiatra, consultor e professor Steve Peters apresenta um programa de gerenciamento mental que nos permite entender e gerenciar nosso cérebro emocional, de modo a tirar proveito de sua força quando ele trabalha a nosso favor e a neutralizá-lo quando não faz. Por meio de exemplos claros, diagramas e desenhos lúdicos e exercícios práticos, somos levados a conhecer o funcionamento de cada parte de nossa mente e a desenvolver as habilidades emocionais e os hábitos que permitirão alcançar uma vida mais feliz e bem-sucedida.
Prof. Steve Peters
Prof. Steve Peters atua há mais de vinte anos no campo da psiquiatria clínica e é consultor especializado em otimizar o funcionamento da mente. Formado em matemática, pedagogia e medicina, com mestrado em educação médica e pós-graduações em medicina do esporte, educação e psiquiatria, é professor adjunto da Universidade de Sheffield, reitor da faculdade de medicina e membro da banca examinadora do Real Colégio de Psiquiatria. Além disso, trabalha como consultor psiquiátrico em esportes de alto rendimento.
Siga-nos