Onde está Osama bin Laden?

Indisponível

Onde está Osama bin Laden?

Morgan Spurlock

Morgan Spurlock, que já serviu de cobaia para denunciar a indústria de fast-food no documentário Super Size Me, deixou hambúrgueres e batatas-fritas de lado. Desta vez mira bem mais longe para explicar uma das maiores ameaças contemporâneas: o terrorismo. Como um ansioso futuro papai, o autor se perguntou: “Em que mundo o meu filho vai nascer? O que está acontecendo no Oriente Médio? Por que Osama bin Laden ainda não foi capturado? A busca por essas respostas rendeu este relato que narra suas aventuras por países da Europa, África, Oriente Médio e Ásia oferecendo lições muito práticas e bem humoradas sobre a geopolítica contemporânea.

Spurlock analisa como Osama bin Laden e a Guerra Global ao Terror turbinaram “cultura do medo” colocando a sociedade em alerta, com efeitos desastrosos: “Começamos duas guerras que aparentemente não conseguimos terminar (…). Os Estados Unidos cometeram o que muitos encaram como crimes de guerra e violações dos direitos humanos. Fizemos muito mais inimigos ao redor do mundo do que amigos, e até o outono de 2006 mais americanos morreram em combate na Guerra ao Terror no Afeganistão e no Iraque do que foram mortos por terroristas de 1995 a 2005”.

Para investigar os motivos de as idéias do terrorista mais procurado do mundo atrair tanta gente, Spurlock muniu-se de conhecimentos básicos sobre o islã, fez um curso de “treinamento em ambiente hostil”, e viajou seguindo a possível trilha de Osama. Ao longo do caminho entrevista imãs e príncipes muçulmanos, refugiados e soldados israelenses e americanos em ação, acadêmicos e terroristas como Martin McGuiness, na Irlanda do Norte. Visita guetos europeus onde os jovens aspiram à jihad global, tenta cumprir o jejum do ramadã no Cairo e circula em uma van do esquadrão antibombas em Tel Aviv.

Mas após ter de escrever seu tipo sanguíneo no colete à prova de balas em uma base americana perto de Kandahar, no Afeganistão – onde ficaria o mais provável esconderijo de Osama – , a brincadeira começa de verdade. Produzida junto com o documentário Where in the World Is Osama bin Laden?, esta narrativa, ainda mais detalhada que o filme, diverte e emociona com informações amplas e diversificadas sobre o conflito que mudou a história colocando uma nuvem negra sobre os Estados Unidos e sobre todo o planeta.

Morgan Spurlock

Morgan Spurlock

Spurlock percorreu oito países para realizar o livro e o documentárioOnde está Osama bin Laden?. Leitor de Alexandre Dumas e Robert Louis Stevenson, o autor declarou também ter se inspirado em referências da cultura pop como a série de desenhos animadosWhere in the World Is Carmen Sandiego (exibida no Brasil na década de 1990) e Onde está Wally? para este trabalho.