“Todos os bons investidores se parecem, mas os investidores ruins são ruins cada um à sua maneira.” A primeira linha de Princípios do estrategista, que parafraseia a citação clássica do escritor russo Liev Tolstói, já deixa claro que o livro de Felipe Miranda e Ricardo Mioto abordará o mundo dos investimentos de uma perspectiva diferente: abrangente, filosófica, com referências perspicazes e sem aquele tipo de conselho que parece fácil seguir, mas não tem serventia sem uma compreensão maior.
O objetivo dos autores é compartilhar com investidores experientes e novatos os princípios que norteiam o mercado, de forma que, mesmo que não atuem profissionalmente no mundo financeiro, possam encontrar os melhores destinos para os recursos que desejam investir. Para isso, Felipe e Ricardo lançam mão não apenas das próprias experiências e do que pensam os investidores mais bem-sucedidos da nossa época, mas também recorrem a filósofos, físicos, psicólogos, economistas, empresários, jornalistas e muitos outros, cujas histórias e insights têm o poder de expandir a visão de mundo de quem quer aumentar o patrimônio sem precisar confiar apenas nos caprichos da sorte.
Em edição de capa dura, com projeto gráfico moderno e rico em detalhes, o livro é dividido em capítulos que abordam desde as dificuldades dos investidores, e as respostas para driblá-las, até sugestões de como montar sua carteira de investimentos. Escrito em um texto dinâmico e de fácil compreensão, Princípios do estrategista é um convite para o leitor aprender a pensar o mercado e um chamado à reflexão, um lembrete de que, segundo os autores, “as coisas que não sabemos são muito mais numerosas do que as que sabemos”.
Leia mais no BLOG
Valiosas lições sobre riqueza e sucesso por Felipe Miranda, fundador da Empiricus
Felipe Miranda e Ricardo Mioto
Felipe Miranda é sócio-fundador e estrategista-chefe da Empiricus, empresa especializada em publicação de conteúdo financeiro e de ideias de investimentos, onde escreve a newsletter Day One e comanda as séries Palavra do Estrategista e Carteira Empiricus. É economista pela USP e mestre em finanças pela FGV. Trabalhou no Deutsche Bank e na empresa de private equity Monitor Clipper.
Ricardo Mioto é jornalista e diretor de comunicação da Empiricus. Foi repórter e editor da Folha de S. Paulo e, como sócio da FSB, consultor de comunicação de clientes multinacionais como McKinsey e Twitter. É autor do livro Breve história bem-humorada do Brasil, publicado pela editora Record.
Siga-nos