Cuidado com o que deseja
Confira o texto de André Carvalhal sobre o livro "Sob um céu branco: A natureza no futuro"
Indisponível
Depois de causar tantos danos ao planeta, será que conseguimos transformar a natureza, mas dessa vez para nos salvar? Em reportagem original, Elizabeth Kolbert, vencedora do Pulitzer pelo alarmante A sexta extinção, entrevista biólogos, engenheiros genéticos e atmosféricos e outros especialistas para tentar responder a essa pergunta e nos mostrar como os cientistas estão remodelando a Terra. Com uma linguagem direta e por vezes bem-humorada, este livro é uma injeção de esperança e informação, e aponta que ainda há tempo de corrigir os problemas que colocam em risco a vida como a conhecemos.
A autora examina com atenção o mundo novo que estamos criando. Ao longo de sua trajetória, Kolbert encontra biólogos tentando preservar o peixe mais raro do mundo, que vive em uma pequena piscina no meio do Mojave; engenheiros transformando a emissão de carbono em pedras na Islândia; pesquisadores australianos desenvolvendo um “supercoral” capaz de sobreviver a temperaturas mais altas; e físicos analisando a possibilidade de atirar fragmentos de diamantes na estratosfera para refrescar a Terra.
Segundo Kolbert, a civilização pode ser vista como um exercício de dez mil anos desafiando a natureza. Em A sexta extinção, ela explorou como nossa capacidade de destruição remodelou o mundo natural. Dessa vez, reflete como muitas formas de intervenção que colocaram a Terra em risco estão cada vez mais sendo vistas como a única esperança para sua salvação. Sob um céu branco é uma investigação surpreendente dos desafios que enfrentamos.
Confira o texto de André Carvalhal sobre o livro "Sob um céu branco: A natureza no futuro"
Elizabeth Kolbert é colaboradora da revista The New Yorker desde 1999. Com passagens anteriores pelo The New York Times e pela Times Magazine, foi premiada duas vezes com o National Magazine Award, uma delas pela aclamada série de reportagens ” The Climate of Man”. A sexta extinção, vencedor do Pulitzer de Não Ficção em 2015, é o seu terceiro livro publicado.
Siga-nos