Glasgow, 1981. A cidade está morrendo. A pobreza, aumentando. A esperança, desaparecendo. Agnes Bain sempre esperou por mais. Ela sonhava com coisas grandiosas: uma casa com entrada particular, uma vida confortável. Quando seu segundo marido, um taxista mulherengo, sai de casa, ela e os três filhos se veem presos em uma cidade mineradora dizimada pela política da então primeira-ministra Margaret Thatcher. Enquanto Agnes se entrega cada vez mais ao álcool em busca de conforto, seus filhos tentam salvá-la. Porém, um a um, vão desistindo porque precisam salvar a si mesmos.
Mesmo com os próprios problemas, o único que não cede é Shuggie. Apesar de suas tentativas de ser um “menino normal”, todos acham que há “algo de errado” com ele. Agnes quer apoiar e proteger o filho, mas a força de seu vício é tamanha que eclipsa todos ao seu redor, inclusive seu amado Shuggie, que acaba sendo vítima de abuso sexual sem ter a menor ideia de que está sofrendo uma violência.
A crueldade da pobreza, os limites do amor, o vazio do orgulho, a violência dos vícios, a dor da perda e da autodescoberta. Tudo isso está em A história de Shuggie Bain, um livro de estreia comovente sobre o amor irrestrito e inexplicável que somente as crianças sentem por seus pais.
Leia mais no BLOG
5 livros LGBTQIA+ incríveis para você conhecer
Famílias entrando na luta contra a LGBTfobia
A história de Shuggie Bain, de Douglas Stuart, vai virar série!
Adaptação do livro será produzida pelo estúdio A24 e pela BBC
Douglas Stuart
Douglas Stuart nasceu e cresceu em Glasgow. Depois de se formar no Royal College of Art, em Londres, começou uma carreira em design de moda. Seu trabalho já foi publicado na New Yorker e na LitHub. A história de Shuggie Bain é seu primeiro livro.
Siga-nos