GILBERTO BRAGA, O BALZAC DA GLOBO

Vida e obra do autor que revolucionou as novelas brasileiras

Artur Xexéo e Mauricio Stycer
  • Formato(s) de venda: livro e-book
  • Páginas: 349
  • Gênero:
  • Formato: 15,5 x 23 x 1,8 cm
  • Lançamento: 10/01/2024

Prato cheio para noveleiros de plantão, biografia do escritor é também retrato da TV brasileira

A vida de Gilberto Braga daria uma novela: tragédias familiares, ascensão social, superações na vida profissional e pessoal. Nesta biografia, que conta não apenas a história de um dos maiores escritores de novela do país, mas também da própria teledramaturgia brasileira, Artur Xexéo e Mauricio Stycer mostram como o Balzac da Globo — comparação justificada pelo fato de fazer do dinheiro, da ambição e da vingança os objetos centrais de suas obras — revolucionou os folhetins, trazendo temas importantes e tratados de forma inédita muitas vezes.

Fruto de extensa pesquisa dos autores, o livro narra toda a vida de Gilberto: a infância com a família na Tijuca, a juventude na Zona Sul do Rio de Janeiro, a paixão pelo cinema, os primeiros trabalhos como professor da Aliança Francesa e crítico de teatro do jornal O Globo, o convite de Daniel Filho para iniciar a carreira na TV, os primeiros casos especiais, todas as novelas e minisséries escritas por ele e as dificuldades pessoais que enfrentou ao longo das décadas, até seu falecimento, em 2021.

Um trabalho completo, que mostra por que o autor merece estar entre os nomes que mudaram a trajetória das novelas no Brasil.

Leia mais no BLOG

Artur Xexéo e Mauricio Stycer

Artur Xexéo e Mauricio Stycer

O jornalista Artur Xexéo passou pelas redações de Veja, IstoÉ, Jornal do Brasil e O Globo. Escreveu as biografias de Janete Clair, Hebe Camargo e sua autobiografia sobre as coberturas das Copas do Mundo das quais participou. Foi comentarista de cultura da GloboNews no programa Estúdio i e da rádio CBN no programa Liberdade de expressão. Faleceu em 2021, aos 69 anos.

Mauricio Stycer nasceu no Rio de Janeiro em 1961. É jornalista especializado em televisão e colunista da Folha de S.Paulo. Publicou os livros História do Lance! (Alameda, 2009), Adeus, controle remoto (Arquipélago, 2016), Topa tudo por dinheiro (Todavia, 2018) e O Homem do Sapato Branco (Todavia, 2023).