Tessalônica, 1917. No momento do nascimento de Dimitri Komninos, o fogo devasta a cidade multicultural onde cristãos, judeus e muçulmanos convivem lado a lado. Essa é a primeira das muitas catástrofes que modificaram o lugar para sempre, enquanto a guerra, o medo e a perseguição começavam a dividir o povo. Cinco anos depois, a jovem Katerina foge para a Grécia quando sua casa na Ásia Menor é destruída pelo exército turco. Ao se perder da mãe em meio ao caos, ela acaba em um navio cujo destino é desconhecido. Desde esse dia, as vidas de Dimitri e Katerina se entrelaçam: entre si e com a história da cidade.
Tessalônica, 2007. Um jovem ouve a história de seus avós pela primeira vez e percebe que precisa tomar uma decisão. Por muitas décadas, o casal guardou as memórias e os tesouros de pessoas forçadas a abandonar sua terra natal. Agora, o rapaz terá que escolher entre deixar a cidade ou permanecer ali e fazer de Tessalônica sua casa.
Fruto de uma pesquisa meticulosa, O fio tem como cenário a tortuosa história política da Grécia no século XX. Uma narrativa emocionante que une amor e história ao contar a saga de duas famílias na segunda maior cidade grega.
Victoria Hislop
Victoria Hislop nasceu em Kent, na Inglaterra. Graduada em Letras pela Universidade de Oxford, tornou-se jornalista freelancer na área de viagens e turismo. Publicado em 2006, A ilha, seu primeiro livro, rendeu-lhe o título de “Melhor estreante do ano” no Galaxy British Book Awards 2007. Depois de morar em Londres por vinte anos, voltou a viver em sua cidade natal com o marido, o editor Ian Hislop, e os dois filhos. O retorno é seu segundo romance.
Siga-nos