Novo livro da autora de Medicina dos horrores chega às livrarias em fevereiro
Livro apresenta a macabra história do cirurgião que fundou a era moderna da cirurgia plástica
No início da Primeira Guerra, uma coisa ficou evidente: a tecnologia militar da Europa havia superado suas capacidades médicas. Corpos eram desmembrados, retalhados e envenenados a uma velocidade impressionante, a ponto de os hospitais não darem conta e os sobreviventes ficarem espalhados pelo chão à espera de socorro.
Em meio a essa brutalidade, um horror prevaleceu de forma inédita: soldados eram desfigurados por projéteis, estilhaços e chamas, sendo relegados — se sobrevivessem — ao ostracismo e à repulsa em uma sociedade tão ligada à aparência. É aí que um homem entra em cena para mudar de vez essa situação: Harold Gillies, um médico pioneiro que, com coragem e criatividade, mudou para sempre os rumos da cirurgia plástica.
Graças aos seus esforços durante um conflito sem precedentes, homens com mandíbulas destruídas, narizes retalhados, bochechas arrebentadas e outras lesões assustadoras recuperaram a própria identidade. Novo livro de Lindsey Fitzharris, a premiada autora de Medicina dos horrores, O restaurador de rostos conta a incrível história desse homem e dos indivíduos que ganharam uma nova chance sob seus cuidados.
Livro apresenta a macabra história do cirurgião que fundou a era moderna da cirurgia plástica
De enxertos feitos com ossos de cachorro até rinoplastias que mais pareciam transplante de cabelo.
Lindsey Fitzharris recebeu seu grau de doutora em história da ciência e da medicina na Universidade de Oxford. É a criadora do popular site The Chirurgeon’s Apprentice, bem como autora e apresentadora da série Under the Knife, no YouTube. Escreveu para veículos como The Guardian, The Huffington Post, The Lancet e New Scientist. Atualmente, mora no interior da Inglaterra com o marido, Adrian Teal, e seus dois gatos.
Siga-nos