Até pouco tempo atrás, a ciência não tinha resposta para a questão “por que nós dormimos”. Não se sabia qual era o benefício do sono ou por que sofremos consequências devastadoras na saúde quando privados de horas dormidas.
Em Por que nós dormimos, o renomado neurocientista e especialista em sono Matthew Walker oferece um estudo revolucionário sobre como o sono afeta cada aspecto do nosso bem-estar físico e mental. Utilizando-se de recentes avanços científicos e décadas de pesquisa e prática clínica, Walker explica como podemos aproveitar o sono para melhorar o aprendizado, o humor e os níveis de energia, regular hormônios, prevenir câncer, Alzheimer e diabetes, retardar os efeitos do envelhecimento e aumentar a longevidade.
Fascinante e acessível, Por que nós dormimos tem prefácio do neurocientista Sidarta Ribeiro, maior especialista em sono no Brasil, professor titular do Instituto do Cérebro, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Uma excelente análise da importância do sono e dos sonhos, a obra examina transtornos como a insônia e os malefícios do uso de remédios para dormir, além de oferecer alternativas não medicamentosas para a falta de sono e valiosas dicas práticas para dormirmos bem todas as noites.
Leia mais no BLOG
Três mitos sobre o sono desmentidos em "Por que nós dormimos"
Confira uma lista com os três principais mitos sobre o assunto
Dormir para aprender: as relações entre o sono e a aprendizagem
Uma boa noite de sono pode ajudar no processo de aprendizado
7 livros para quem quer saber mais sobre ciência e saúde
Seleção de obras sobre genética, cirurgia, bem-estar e avanços da medicina
5 mitos e verdades sobre o sono
7 livros que podem te ajudar a ter uma vida melhor
Descubra a chave para um vida longa e saudável com essas dicas
Matthew Walker
Matthew Walker leciona neurociência e psicologia e é diretor do Laboratório do Sono e Neuroimagem na Universidade da Califórnia em Berkeley. Também já foi professor de psiquiatria em Harvard, publicou mais de cem artigos científicos e participou de programas como 60 Minutes, Nova, BBC News e NPR’s Science Friday.
Siga-nos