Por uma Europa democrática

Indisponível

Economista Thomas Piketty se reúne com importantes acadêmicos para propor projeto de democratização da Europa

Durante a recente crise econômica e financeira europeia, foi criado um novo centro de poder: o “governo” da zona do euro. Caracterizado pela informalidade e pela falta de transparência, esse poder se desenvolveu no ponto cego dos controles políticos, numa espécie de buraco negro democrático. Como consequência, há uma indiferença generalizada a vozes dissonantes e a alertas emitidos por processos eleitorais que, de modo persistente, destacam a ascensão de um populismo de extrema direita.

Diante desse cenário, surge a necessidade urgente de aprimorar valores democráticos. Stéphanie Hennette, Thomas Piketty, Guillaume Sacriste e Antoine Vauchez propõem neste livro um tratado pela democratização da Europa, tendo como objetivo descartar a opacidade do atual governo em favor de uma instituição democraticamente eleita. Desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de advogados, cientistas políticos e economistas, o projeto recomenda, sobretudo, a instauração de uma Assembleia Parlamentar: uma estrutura autônoma capaz de modificar o atual equilíbrio de poder e garantir, por fim, uma lógica de debate pública, plural e democrática que se sobreponha ao culto das diplomacias pouco transparentes.

Imperativo e informativo, Por uma Europa democrática é um apelo aos cidadãos para que assumam o controle do debate sobre a atual situação da União Europeia, um debate que, em última instância, influencia decisivamente as economias de todo o mundo.

informações técnicas

Tradução: André Telles

Formato(s) de venda:

Páginas: 96
Formato: 12 x 18,5 x 0,8
ISBN: 978-85-510-0224-7
E-ISBN: 978-85-510-0225-4
Lançamento: 19/09/2017
Stéphanie Hennette, Thomas Piketty, Guillaume Sacriste e Antoine Vauchez

Stéphanie Hennette, Thomas Piketty, Guillaume Sacriste e Antoine Vauchez

Stéphanie Hennette é doutora pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Foi professora visitante na Universidade de Princeton e atualmente leciona direito público na Université Paris Nanterre.

Thomas Piketty é um dos economistas mais importantes da atualidade e será o primeiro a publicar um relatório mundial da desigualdade, com lançamento previsto para o início de 2018 pela Éditions du Seuil. O capital no século XXI, primeiro livro do autor publicado no Brasil, acumula mais de 150 mil exemplares vendidos, foi eleito Livro do Ano pelo Financial Times e listado entre os dez melhores livros de 2014 pela Veja. Leciona na École des Hautes Études en Sciences Sociales e na École d’Économie de Paris. Por sua obra, recebeu em 2013 o Prêmio Yrjö Jahnsson, conferido pela Associação Europeia de Economia.

Guillaume Sacriste é professor titular em ciências políticas da Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Formou-se doutor em ciências políticas na mesma instituição.

Antoine Vauchez é pesquisador no Centre Européen de Sociologie et Science Politique, instituição pertencente ao Centre National de la Recherche Scientifique. Foi professor visitante na Universidade Columbia, nos Estados Unidos.

Sem outros livros pela Intrínseca

Você também pode gostar de...