Sem categoria

Nate Silver calcula o dobro de aprovação popular do casamento gay em um ano

28 / junho / 2013

Americanos comemoram diante da Suprema Corte, em Washington.
Crédito: Charles Dharapak/AP

Após a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos, que considerou na última quarta-feira, 26/6, como inconstitucional a Lei Federal de Defesa do Casamento (DOMA), o estatístico Nate Silver prevê que o número de pessoas que aprovam o casamento gay irá dobrar em um ano.

Leia também: O fim do achismo — os conceitos de Nate Silver

A sentença, definida como “histórica” por Obama, derrubou a lei que restringia o matrimônio à união entre um homem e uma mulher, negando aos casais homossexuais os mesmos benefícios concedidos aos heterossexuais. Em seu blog FiveThirtyEight, o mesmo em que publicou suas apostas certeiras sobre a reeleição de Obama, Nate Silver calcula os impactos da decisão que legaliza a união entre casais do mesmo sexo nos estados da Califórnia, Delaware, Maine, Maryland, Minnesota, Rhode Island e Washington — que juntos somam 59 milhões de habitantes. Como em 2012 essa legislação só era aplicada aos estados de Connecticut, Iowa, Massachusetts, New Hampshire, Nova York e Vermont e na capital Washington — que reúnem 35 milhões de habitantes —, o percentual da população norte-americana que vive em estados favoráveis dobrou em um ano.

População dos estados que aprovam a união entre casais do mesmo sexo nos Estados Unidos.

O autor de O sinal e o ruído acredita na escala global desse fenômeno e destaca a situação no Brasil — que tem 194 milhões de habitantes. Desde o último dia 16 de maio, os cartórios de todo o país estão obrigados a realizar tanto a conversão da união estável entre pessoas do mesmo sexo para o casamento quanto o casamento diretamente, segundo resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Um levantamento feito pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) aponta que já foram realizadas 231 uniões formais homoafetivas desde então.

Levando em conta decisões semelhantes de outros países, como a França, Silver calcula que em agosto de 2013 haverá 585 milhões de pessoas vivendo em territórios que aprovam o casamento gay. Em agosto de 2011, eram apenas 282 milhões de pessoas.

População em regiões que aprovam a união entre casais do mesmo sexo no mundo.

Leia o artigo completo de Nate Silver (em inglês).

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *