A ditadura acabada, de Elio Gaspari, recebe Grande Prêmio da Crítica de Literatura da APCA

Obra é o desfecho da aclamada Coleção Ditadura

2 minutos

2 minutos

untitled

A ditadura acabada, quinto volume da aclamada obra sobre o regime militar no Brasil, acaba de receber o Grande Prêmio da Crítica de Literatura da APCA, Associação Paulista de Críticos de Artes.

Na obra, o jornalista Elio Gaspari examina com riqueza de detalhes o período de 1978 a 1985, desde o final do governo do presidente Ernesto Geisel e a posse de seu sucessor, o general João Baptista Figueiredo, até a eleição de Tancredo Neves pelo Colégio Eleitoral. São os anos da abertura política, momento decisivo na história do país e repleto de acontecimentos como o fim do AI-5, as manifestações políticas pela anistia e pela volta das eleições diretas para a Presidência, os atentados promovidos por aqueles que se opunham à redemocratização — como o episódio da bomba no Riocentro em 1981 — e uma crise econômica sem precedentes.

ditadura_acabada

Com uma narrativa fluida e pesquisa profunda, Elio Gaspari compõe um painel fascinante de um país em plena ebulição, em que muitos dos protagonistas se mantêm como parte do noticiário atual. No Epílogo, denominado “500 vidas”, o autor acompanha o destino de quinhentos personagens que sobreviveram ao fim da ditadura, entre militares e militantes, empresários e sindicalistas, torturados e torturadores. Alguns desses sobreviventes chegaram à Presidência da República, como Dilma Rousseff, Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso.

A ditadura acabada é a conclusão da obra definitiva sobre um dos períodos mais turbulentos da história do Brasil, resultado de uma extensa pesquisa e do acesso a uma documentação até então inédita. Os cinco volumes da Coleção Ditadura foram reunidos em um luxuoso box, também disponível em versão digital.

dita2

Confira a lista completa de vencedores da APCA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEIA TAMBÉM

Leia mais Notícias

Evento de lançamento e sessão de autófragos do livro "8 de janeiro que o Brasil não viu", de Ricardo Cappelli.
A autora de "Manual de assassinato para boas garotas" está de volta com novo thriller eletrizante
Entenda como lidar com a dor e o sofrimento de colaboradores e manter um bom desempenho na sua empresa com “Lutos corporativos”
A história de Coley e Sonya vai ser adaptada para um longa-metragem!