Notícias

A saga familiar por trás da crise de saúde pública causada pelo OxyContin

6 / março / 2023

Se você gostou das séries Succession e O Crime do Século, vai gostar do livro-reportagem de Patrick Radden Keefe, repórter premiado da revista The New Yorker  e autor de três outros best-sellers. 

Império da dor começa na Grande Depressão e conta a história da família Sackler, encabeçada por três irmãos médicos: Raymond, Mortimer e Arthur. Arthur tinha um talento especial para a publicidade e o marketing, e, enquanto trabalhava em um Hospital psiquiátrico manicômio e conduzia pesquisas sobre tratamentos com drogas, ele idealizou a estratégia comercial do Valium, um revolucionário tranquilizante, para uma grande farmacêutica. Com a primeira fortuna da família, que algum tempo depois se tornou uma das mais ricas e influentes do mundo, Arthur comprou a Purdue Frederick, uma fabricante de medicamentos que acabou sob a direção de seus dois irmãos.

Quarenta anos depois, Richard, filho de Raymond, assumiu o comando da Purdue. E o modelo que Arthur Sackler havia criado para vender o Valium, manipulando médicos, influenciando os órgãos públicos e menosprezando a capacidade viciante da droga, foi então usado para lançar o OxyContin, um produto bem mais poderoso.

O medicamento gerou uma receita de cerca de 35 bilhões de dólares e desencadeou uma crise de saúde pública na qual centenas de milhares de pessoas morreram. O jornalista Patrick Radden Keefe passou cinco anos debruçado sobre os segredos da dinastia Sackler: as complicadas relações familiares, os fluxos de dinheiro e suas duvidosas práticas corporativas.

Império da dor é o retrato chocante da história dos Sackler, a família por trás da Purdue Frederick, criadora do poderoso analgésico OxyContin, que se tornou a raiz da crise de opioides nos Estados Unidos. 

O livro chega às livrarias em 16 de março e já está em pré-venda.


Saiba mais sobre os livros

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *