GUIA DE LEITURA: Circo da noite

Erin Morgenstern

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Sobre o livro

O circo chega sem aviso. Nenhum anúncio o precede. Simplesmente está lá, quando ontem não estava. Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a acontecer, repleta de atrações impressionantes, de
tirar o fôlego. O nome dele é Le Cirque des Rêves, e só abre à noite.

Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: uma disputa entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um duelo ao qual apenas um deles sobreviverá.
À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, eles mergulham de cabeça em um amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam.

Não importa se o amor é verdadeiro ou não, o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.

Escrito numa prosa rica e sedutora, esse romance encantador é um banquete para os sentidos e para o coração.

Erin Morgenstern é escritora e artista multimídia e define seu trabalho como “contos de fadas de um jeito ou de outro”. Erin mora em Massachusetts.

Questões para discussão

O romance começa com uma citação de Oscar Wilde: “Um sonhador é alguém que só consegue encontrar seu caminho à luz da lua, e seu castigo é ver o amanhecer antes do resto do mundo.” Como esse sentimento é explorado em O circo da noite? Quem no romance é um sonhador? E qual seu castigo por isso?
A perspectiva narrativa muda constantemente no romance. Como essa transição influencia sua leitura e sua relação com os personagens e com o circo? Qual sua opinião sobre a escolha da autora em contar a história a partir de variadas perspectivas?
A narrativa também segue uma sequência não linear — mudando de vez em quando do presente para o passado. Qual a eficiência desse método no que diz respeito a revelar conflitos no romance?
Há uma série de alusões a Shakespeare no decorrer do texto: Hamlet, Romeu e Julieta, A Tempestade e Como Gostais. Quais são essas referências? Como cada peça se revela no romance?
Que papel o tempo desempenha no livro? Do relógio de Friedrick Thiessen ao retardo no envelhecimento dos produtores do circo e ao nascimento dos gêmeos, o tempo é manipulado ou predestinado no circo?
“Chandresh adora reações. Reações genuínas, não simples aplausos educados. Costuma valorizar mais as reações do que o próprio espetáculo. Afinal, um espetáculo sem plateia não é nada. É na reação do público que vive o poder das apresentações.” Como essa afirmação se aplica tanto ao Le Cirque des Rêves quanto à competição? Que plateia é mais valiosa: a cúmplice ou a ignorante?
Chandresh é retratado como um perfeccionista brilhante e criativo no começo do romance, mas, à medida que a competição se desenrola, ele vai perdendo o controle. Seria Chandresh meramente um fantoche da competição — usado apenas por sua capacidade de fornecer um local para a competição – ou suas
contribuições são mais profundas?
Marco assegura que Alexander H. é uma figura paterna para ele (embora seus instintos paternos não sejam prontamente notados). De que maneiras Alexander cuida de Marco e de que formas ele o decepciona?
Celia enfatiza que manter o circo sob controle é uma questão de “equilíbrio”. E Marco sugere que a competição não é um jogo de xadrez, mas uma balança equilibrada. Contudo, tanto o circo quanto a competição ficam fora de ordem de vez em quando — causando perdas físicas e emocionais em seu rastro. O circo chega algum dia a estar em “equilíbrio”, ou ele é um pêndulo que balança de um extremo a outro?
Visto de fora, o circo é cheio de encantos e deleites, mas, nos bastidores, o vaivém
delicado da competição resulta em alguns acontecimentos sinistros, como as mortes de Tara Burgess e Friedrick Thiessen. Quanto a competição deve ser responsabilizada por essas perdas e quanto é culpa do indivíduo?
Como você vê a moralidade do circo com relação aos artistas e aos produtores
serem peões alheios à competição de Celia e Marco? Será que Celia e Marco devem alguma explicação aos seus colegas quanto ao envolvimento inconsciente deles?

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