Notícias

Formadores de opinião definem a obra de Elio Gaspari

14 / fevereiro / 2014

Mosaico_depoimentos

 

No dia 19 de fevereiro, no ano em que serão lembrados os 50 anos do golpe militar, os leitores terão a oportunidade de mergulhar em um dos períodos mais conturbados da história do Brasil. Publicados originalmente entre 2002 e 2004, os títulos A ditadura envergonhada, A ditadura escancarada, A ditadura derrotada e A ditadura encurralada têm como base de pesquisa um arquivo com mais de 15 mil itens, que vão desde notas manuscritas até áudios inéditos e relatórios governamentais.

A obra chega às livrarias com o respaldo de alguns formadores de opinião e jornalistas, como Renata Lo Prete, que trata principalmente dos e-books: “O que existe para ser mostrado de áudio de vídeo e de documentos é quase uma outra leitura.” Outra colaboração é de Carlos Heitor Cony, que considera a coleção fundamental e definitiva: “Esse período da história ficará centrado em Gaspari para o resto da vida.” Mario Sergio Conti relembra que Elio não tinha a intenção de produzir uma obra sobre a ditadura quando o processo começou: “Pela força que ele recolheu ao longo de décadas, falando com as pessoas, pesquisando arquivos, falando com torturadores, com estudantes, com sindicalistas e todas as informações deram a dimensão ao livro de uma história da ditadura”.

Completam o time de depoimentos, Aluizio Maranhão, José Arthur Gianotti, José Paulo Cavalvanti e Maria Adelaide Amaral. Todos atestam a relevância da Coleção Ditadura em teasers de até dois minutos disponíveis no site Arquivos da Ditadura (www.arquivosdaditadura.com.br). Os vídeos na íntegra estão disponíveis aos leitores dos e-books com exclusividade.

Conheça os teaseres:

Renata Lo Prete (jornalista)

José Paulo Cavalcanti (advogado) e Maria Adelaide Amaral (escritora)

Carlos Heitor Cony (escritor) e José Arthur Giannotti (professor de filosofia)

Aluizio Maranhão (jornalista) e Mario Sergio Conti (jornalista)

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *