Notícias

Top 10 futuros apocalípticos

12 / março / 2014

Abandonem as esperanças todos aqueles que no futuro se aventurarem. Não adianta sonhar com dias melhores, o amanhã sempre guardará um cenário apocalíptico, mesmo para quem não sabe que vive nele, como no caso de Juliette e de todos os habitantes do Silo. Confinados em um bunker subterrâneo de 144 níveis, eles nasceram e cresceram cercados por terra, mentiras e regras invioláveis. A única visão do exterior revela uma paisagem inóspita ocupada por cadáveres em decomposição, vítimas do ar envenenado que a tudo corrói. Esse é o mundo criado por Hugh Howey e que em breve deve ganhar uma versão cinematográfica pelas mãos de Ridley Scott.

Em homenagem ao lançamento do livro, elaboramos uma lista com 10 futuros apocalípticos da história do cinema. Em qual deles vocês gostaria de viver?

1)      Planeta dos Macacos (Planet of the Apes/1968)

Uma viagem de dois mil anos pelo espaço sideral tem um final trágico quando a nave pousa em um planeta desconhecido e seus tripulantes morrem um por um, vítimas das adversidades e de macacos inteligentes e impiedosos, que escravizam humanos e portam rifles. No entanto, a pior descoberta ainda estava por vir. Após se livrar de seus captores, o astronauta George Taylor (Charlton Heston) percebe que na verdade está na Terra quando se depara com as ruínas da Estátua da Liberdade.

2)      Mad Max 2 – A Caçada Continua (Mad Max 2: The Road Warrior/1981)

Uma guerra provocada pela disputa por petróleo resultou na ruína da civilização como a conhecemos. Os sobreviventes vivem em tribos espalhadas por uma terra deserta e sem lei, onde guerreiros psicóticos batalham pelo controle da gasolina remanescente. Esse é o mundo de Max (Mel Gibson), um ex-policial que vaga sem rumo após perder a família e que não perdoa os selvagens que cruzam seu caminho.

3)      O Exterminador do Futuro (The Terminator/1984)

No futuro, as esperanças da humanidade na guerra contra as máquinas encontram-se nas mãos da Resistência, liderada por John Connor. Mas tudo pode mudar quando as máquinas enviam um Exterminador (Arnold Schwarzenegger) para o passado. Sua missão: eliminar Sarah Connor (Linda Hamilton), mãe do líder rebelde.

4)      Akira (Akira/1988)

Após a terceira guerra mundial, a cidade de Neo-Tóquio levanta-se sobre os escombros de Tóquio, arrasada durante o conflito. Kaneda lidera uma gangue de motoqueiros, e um de seus integrantes, Tetsuo, é capturado pelo governo durante um confronto com rivais. Tetsuo passa por uma série de experimentos e desenvolve poderes paranormais, que o equiparam ao lendário Akira – a criança que causou a destruição de Tóquio –, trazendo de volta o medo da aniquilação total.

5)      Os Doze Macacos (12 Monkeys/1995)

Um vírus exterminou 99% da humanidade e os poucos sobreviventes vivem nos subterrâneos, enquanto a vegetação e feras selvagens ocupam as cidades abandonadas. Cientistas decidem mandar James Cole (Bruce Willis) para o fatídico ano de 1997, a fim de descobrir a cura do vírus mortal. Só que algo não dá certo e Cole acaba parando no ano errado, sendo considerado louco e internado em um sanatório.

6)      Matrix (The Matrix/1999)

Nada é real. Você na verdade encontra-se adormecido em uma cápsula de hibernação enquanto suas energias vitais abastecem as máquinas, que venceram a guerra travada contra a humanidade. Essa foi a dura verdade revelada para Neo (Keanu Reeves) quando ele aceitou seguir os passos de Morpheus (Laurence Fishburne), um famoso “terrorista”. No entanto, Neo possui poderes especiais capazes de controlar a Matrix, e pode ser a peça que faltava para uma reviravolta contra as máquinas.

7)      Extermínio (28 Days Later/2002)

Após passar 28 dias em coma, Jim (Cillian Murphy) acorda em um hospital deserto de Londres e vaga pela cidade sem saber onde todas as pessoas foram parar. Até encontrar o primeiro infectado. Então, descobre que um vírus terrível alastrou-se como fogo em palha e dizimou a maior parte da população. Os infectados transformam-se em canibais psicóticos e os sobreviventes precisam matá-los para não serem contaminados. Serão esses os últimos dias da humanidade?

8)      Reino de Fogo (Reign of Fire/2002)

Os dragões acordaram e suas chamas arrasaram os quatro cantos do planeta. Os poucos sobreviventes escondem-se das feras míticas em refúgios fortificados e fazem de tudo para não atrair atenção. Mas tudo muda quando um grupo de guerreiros de uma terra distante alcança a base de Quinn (Christian Bale) e o recruta para dar um fim à ameaça dos dragões.

9)      O Dia Depois de Amanhã (The Day After Tomorrow/2004)

Uma mudança drástica na temperatura terrestre gera uma série de catástrofes naturais, como furacões e maremotos, acionando o cronômetro para o início de uma nova Era do Gelo. Para sobreviver à onda de frio que ameaça devastar os Estados Unidos, os cidadãos precisarão seguir para o sul. Mas e quanto àqueles que ficaram para trás? Existirá alguma esperança para eles?

10)   Filhos da Esperança (Children of Men/2006)

Faz 18 anos que não nascem crianças no planeta, e a pessoa mais jovem do mundo foi esfaqueada até a morte. A infertilidade levou ao colapso da civilização, e os poucos lugares considerados seguros, como o Reino Unido, transformaram-se em estados policiais imersos em ciclos de violência e insegurança. Quando Theo (Clive Owen) descobre a existência de uma mulher grávida, no entanto, uma esperança surge nesse cenário desolado.

Comentários

Uma resposta para “Top 10 futuros apocalípticos

  1. Namoral, tirem aquele cara de toquio e coloquem algo q preste. Sugestão: apocalipse zumbi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *