Listas

Confira os detetives mais queridos da ficção

9 / março / 2020

Se existisse um concurso para eleger a carreira mais popular da ficção, certamente a ganhadora seria a de detetive. Seja trabalhando na polícia ou por conta própria, a vida desses personagens é sempre cercada de muito mistério e perigo, o que nos proporciona histórias para lá de viciantes.

Inspirados por Cidade nas trevas, livro que revela uma investigação inédita de Jim Hopper, o chefe de polícia de Stranger Things, decidimos fazer uma lista com alguns dos detetives que estão na mente e no coração de muita gente. Confira!

 

Hercule Poirot

A escritora Agatha Christie foi responsável por alguns dos romances policiais mais fascinantes da literatura e também pela criação de um dos grandes detetives da ficção, o belga e bigodudo Hercule Poirot. Protagonizando mais de 40 histórias da autora, Poirot é uma figura excêntrica, dramática e brilhante que conquistou milhares de fãs de diversas idades.

 

Jake Peralta

O detetive Jake Peralta faz parte da 99ª Delegacia de Polícia do Brooklyn, carinhosamente conhecida como Brooklyn 99. Engraçado, brincalhão, um pouquinho imaturo e apaixonado por Duro de matar, Jake é um policial muito competente, mas que acaba perdendo o foco durante algumas investigações. Mas quem acompanha a série sabe que esse pequeno detalhe não o impede de ser um ótimo detetive!

 

Clarice Starling

Quem gosta de histórias de serial killers com certeza já ouviu falar em Clarice Starling. Ela é uma jovem agente do FBI que precisa entrevistar ninguém menos do que Hannibal Lecter, em Silêncio dos Inocentes. Clarice fascina não só o sinistro canibal, mas também os expectadores, que acompanham junto com a detetive a complexa investigação para capturar um assassino em série conhecido como Buffalo Bill.

 

Jim Hopper

Ele é rabugento, fuma que nem uma chaminé e diz que “manhãs são para café e contemplação”. Estamos falando do chefe de polícia de Hawkins, Jim Hopper, que desde bem antes da primeira temporada de Stranger Things já precisava desvendar mistérios para lá de estranhos. Se você quer conhecer uma aventura inédita do personagem, recomendamos Cidade nas trevas, livro que narra o período em que ele trabalhou como detetive da divisão de homicídios da Polícia de Nova York.

 

Dana Scully e Fox Mulder

Um bom detetive precisa estar pronto para participar de qualquer tipo de investigação, e isso inclui casos sobrenaturais, afinal, “a verdade está lá fora”. E não tem dupla melhor para isso do que Dana Scully e Fox Mulder, os protagonistas de Arquivo X, uma das séries mais idolatradas da cultura pop. Ao longo de 11 temporadas, os dois agentes especiais do FBI deparam-se com alienígenas, demônios e seres para lá de esquisitos.

 

Veronica Mars

Detetives também podem ser cheios de segredos, e esse é o caso de Veronica Mars, protagonista da série que leva o seu nome. A jovem investigadora tem uma vida dupla: de dia é uma adolescente normal que precisa ir à escola, mas quando as aulas acabam é hora de ajudar seu pai, um detetive particular, a descobrir alguns dos maiores segredos da cidade onde moram.

 

Sherlock Holmes

Essa lista não estaria completa sem o detetive mais famoso do universo, né? Criado em 1887 pelo escritor escocês sir Arthur Conan Doyle, Sherlock Holmes ajudou a criar o imaginário do que é ser um detetive. Junto de seu fiel amigo John Watson, o personagem viveu as mais variadas aventuras, que podem ser encontradas em inúmeros formatos: livros, peças de teatro, filmes, séries… A presença de Holmes na vida dos fãs sempre foi tão grande que, por certo tempo, muitas pessoas chegaram a acreditar que ele realmente existiu.

 

São tantos detetives incríveis que não conseguimos listar todos. Tem algum favorito que ficou de fora? Conta para a gente nos comentários!

 

>> Conheça também a nossa lista de detetives do sobrenatural!


Saiba mais sobre os livros

Comentários

12 Respostas para “Confira os detetives mais queridos da ficção

  1. Adrian Monk, Miss Marple, Tupence e Tommy Beresford, Miss Phryne Fisher e William Murdock.

  2. Faltou o Batman. É o 2° maior detetive da ficção.

  3. faltou o detetive L do anime death note

  4. Faltou o Arsan Loupan de Maurício Duplan

  5. Sherlock Holmes é o melhor e mais fascinante de todos os tempos!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *