Listas

Viva a ciência: dicas de livros para quem gosta de saber mais

8 / julho / 2020

“Quando me deparo com um enigma, não consigo deixá-lo.”

― Richard Feynman

Vivemos um momento no qual, mais do que nunca, a ciência se mostra tão necessária. Precisamos de pesquisas, experimentos, estudos… Precisamos questionar. Por isso, celebremos nossos cientistas!

Inspirados pelo Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador, comemorado no dia 8 de julho, convidamos os leitores a conferirem uma lista com algumas obras que reforçam a importância dos cientistas para o mundo:

 

Stephen Hawking

Stephen Hawking foi um dos físicos mais importantes do nosso tempo. Além de revolucionar a ciência com sua pesquisa sobre buracos negros e a origem do universo, ele era conhecido pelo senso de humor ácido presente em todos os seus livros, como Uma breve história do tempo e O universo numa casca de noz.

Um pouco antes de falecer, o cientista estava trabalhando em uma obra inédita, Breves respostas para grandes questões, na qual traz respostas para dez grandes mistérios da humanidade.

 

Medicina dos horrores

No século XIX, existiu um médico que uniu ciência e medicina. Estamos falando de Joseph Lister, o herói da cirurgia e o homem responsável por solucionar um dos maiores mistérios de sua época.

A partir de suas pesquisas, que sofreram duras críticas da comunidade médica da época, Lister identificou o motivo de haver tantas mortes nos ambientes hospitalares. A resposta? A descoberta da existência de micróbios! O médico também criou o método antisséptico, inspirou o desenvolvimento de produtos de higiene pessoal (como o Listerine) e fez descobertas cruciais sobre coagulação sanguínea e inflamações. Sua incrível história é contada no livro Medicina dos horrores, da doutora em história da ciência e da medicina Lindsey Fitzharris.

 

Recursão

Blake Crouch é um dos nomes mais relevantes da ficção científica contemporânea. O autor de Matéria escura ― livro em que um cientista é raptado e se vê em uma realidade que parece outra versão da sua vida ― está de volta com a obra Recursão.

Nessa nova história, uma doença começa a assolar o mundo: a Síndrome das Falsas Memórias. De repente indivíduos passam a se lembrar com detalhes de vidas que nunca tiveram, o que os leva a tomar decisões catastróficas. Entrelaçando as perspectivas do policial Barry Sutton e da neurocientista Helena Smith, descobrimos que o tempo não é mais como o conhecemos. Agora, os dois precisam se unir se quiserem sobreviver e salvar a humanidade.

 

A grande gripe e Inimigo mortal

Os livros podem nos ajudar a entender os tempos de pandemia, descobrir como uma crise dessa magnitude é desencadeada, discutir o que pode ser feito para minimizar seus desdobramentos e até prevenir que outras epidemias aconteçam. Diante desse cenário, a ciência exerce um papel fundamental e tal assunto é abordado em dois livros muito instigantes.

Em  A grande gripe, o historiador e pesquisador John M. Barry conta como ocorreu o surto da gripe espanhola, uma das maiores pandemias da história, mostrando os esforços da comunidade científica para combater o vírus e fazendo uma análise extremamente atual de como situações como essa estão relacionadas à política, ao poder, à ciência e, sobretudo, ao acesso à informação.

Na obra Inimigo mortal, os autores Michael T. Osterholm e Mark Olshaker embarcam em uma viagem pelo mundo dos micróbios, analisando vírus, bactérias, príons e parasitas para explicar a guerra diária travada entre a humanidade e nossos adversários microscópicos. Afinal, para sobreviver em um mundo com tantos perigos, é preciso ser mais inteligente do que nossos inimigos invisíveis.

 

Ada Batista, cientista

Ninguém é pequeno demais para pensar grande! Esse é o caso de Ada Batista, cientista, que faz parte da Coleção Jovens Pensadores.

Ada só começou a falar aos três anos, e suas primeiras palavras foram: “Por quê?” A partir daí a menina curiosa não parou mais. Saber a origem e o nome das coisas era sua atividade preferida, e ela tinha todas as qualidades de uma grande cientista. Mas, quando seus experimentos vão longe demais, seus pais ficam preocupados…O que será que a mente cheia de ideias de Ada vai aprontar? Chame os pequenos para se encantar com essa história!

 

Endurance: Um ano no espaço

Scott Kelly já fez quatro viagens ao espaço, comandou a Estação Espacial Internacional (EEI) em três expedições e integrou a missão de permanência de um ano na EEI. Nessa missão, Kelly bateu o recorde de dias consecutivos passados no espaço e o de astronauta americano que mais tempo permaneceu no espaço em uma única missão.

No livro Endurance, ele compartilha os detalhes dessa experiência, desde os efeitos arrasadores no corpo, passando pelo perigo de colisão com lixo espacial até suas reflexões sobre o futuro da Nasa.

 

Aniquilação

Quatro mulheres ― uma antropóloga, uma topógrafa, uma psicóloga e uma bióloga ― formam a décima segunda expedição com destino a Área X, um lugar isolado do mundo há décadas onde a natureza tomou para si os últimos vestígios da presença humana. Sua missão é mapear o terreno, identificar todas as mudanças ambientais, monitorar as relações entre elas próprias e, acima de tudo, não se contaminarem.

Aniquilação inspirou o filme homônimo da Netflix estrelado por Natalie Portman e Oscar Isaac, já disponível na plataforma.

 

Só pode ser brincadeira, sr. Feynman!

Richard Feynman foi um gênio incomum. Sua notável capacidade intelectual se iguala ao seu impulso por aprender: instrumentos musicais, pintura, línguas, comportamento humano, biologia… O físico parece uma máquina de absorção de conhecimento, capaz de entender e explicar o mundo de forma inusitada aos seus leitores.

É possível conhecer um pouco mais sobre as fascinantes histórias desse professor ganhador do Prêmio Nobel de Física em Só pode ser brincadeira, sr. Feynman!, obra perfeita para todos aqueles que são apaixonados por ciências.

Comentários

3 Respostas para “Viva a ciência: dicas de livros para quem gosta de saber mais

  1. tudo bem? gostei muito do seu site, parabéns pelo conteúdo. 😉

  2. Sem Carl Sagan? Darwin? Entre muitos outros bem mais relevante que hawking… ao menos feynman tá na lista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *