Listas

Livros YA que você precisa conhecer

22 / setembro / 2020

Somos muito fãs de livros Young Adults (ou Jovem Adulto), em toda a sua diversidade. Eles abordam temas como amizade, primeiro amor, relações familiares, busca por identidade, e podem ser de diferentes gêneros como romance, fantasia, terror, entre outros. 

 Pensando nisso, separamos uma lista com alguns YA’s imperdíveis! Temos certeza que você vai se apaixonar por pelo menos um deles.

Confira a lista: 

 

A culpa é das estrelas, de John Green

Com mais de 2,5 milhões de livros vendidos no Brasil e uma adaptação cinematográfica com Shailene Woodley e Ansel Elgort, o livro de John Green marcou nossos corações para sempre.

Em A culpa é das estrelas acompanhamos Hazel Grace e Augustus Waters, dois adolescentes que se conhecem em um grupo de apoio a crianças com câncer. Juntos, os dois encaram a doença com ironia e descobrem a alegria e a tragédia que é viver e amar.

Em sua obra mais famosa, Green explora com humor, doçura e melancolia o que escolhemos deixar para o mundo antes de morrer.

 

Cartas para Martin, de Nic Stone

Justyce é um garoto de 17 anos brilhante. No entanto, após ser agredido e detido injustamente, o menino se dá conta de que a distância entre ele e seu futuro é quase um abismo. Porque Justyce é negro, e isso significa que, muitas vezes, é julgado pela cor de sua pele.

O jovem decide então iniciar um projeto: escrever cartas para Martin Luther King Jr., um dos mais importantes ativistas políticos pelos direitos dos negros, símbolo da luta contra a segregação racial nos Estados Unidos, morto em 1968.

Comovente e extremamente necessário, Cartas para Martin é um relato sobre ser um jovem negro e sobre o direito inalienável de existir. Um livro impossível de ignorar. 

 

Para todos os garotos que já amei, de Jenny Han

A trilogia de Jenny Han conta a história de Lara Jean, uma menina doce e romântica que escreve cartas toda vez que se apaixona, mas nunca as envia. Porém, um dia, as cartas chegam misteriosamente aos destinatários, fazendo com que a vida dela mude para sempre.

Lara Jean já tinha conquistado nossos corações, mas, com o lançamento da adaptação dos dois primeiros livros da série na Netflix, pudemos ver nossas cenas favoritas em HD e nos apaixonamos mais ainda.

 

Trilogia Verão, de Jenny Han

Se você já leu as aventuras amorosas de Lara Jean e se apaixonou perdidamente, vai adorar a outra série de Jenny Han, a Trilogia Verão

 Belly sempre passa as férias em Cousins Beach com a família e os dois filhos da melhor amiga de sua mãe. Tudo muda no verão em que os irmãos Conrad e Jeremiah finalmente começam a enxergá-la com outros olhos, o que garante muitos dilemas amorosos, brigas e momentos apaixonantes. E agora? Qual dos dois ela deve escolher?

 

Universo expandido de Stranger Things 

Raízes do mal, de Gwenda Bond

Raízes do mal se passa anos antes da primeira temporada da série, no fim da década de 1960, e explora o período em que a mãe de Eleven era uma cobaia do projeto MKULTRA. Aos poucos, Terry Ives descobre que o laboratório, comandado pelo dr. Martin Brenner, um homem cruel e inescrupuloso, guarda muitos segredos e, para descobrir a verdade, ela vai contar com a ajuda de uma cobaia misteriosa que vive trancafiada no local e que está cada dia mais poderosa, uma criança com habilidades sobre-humanas e um número no lugar do nome: 008.

 

Cidade nas trevas, de Adam Christopher

No segundo livro do universo expandido da série, Hopper e Eleven estão celebrando o primeiro Natal da menina. Ao descobrir uma misteriosa caixa etiquetada como Nova York, El pergunta ao pai adotivo o que aquilo significa. O resultado é uma viagem incrível ao passado de Hopper, no final da década de 1970, quando ele trabalhou na divisão de homicídios da polícia de Nova York e correu perigos inimagináveis para capturar um implacável serial killer.

 

Simonverso

Com amor, Simon

Com amor, Simon é a história de um adolescente que ainda não contou para ninguém que é gay. A única pessoa que sabe é um menino que ele conheceu por e-mail e por quem está cada dia mais apaixonado. Se as coisas já estavam complicadas, tudo piora quando Martin, o bobão da escola, vê por acidente os e-mails e começa a chantageá-lo. Agora Simon precisa fazer com que Abby, sua amiga, se apaixone por Martin, ou todos da escola vão descobrir seu segredo. 

Enquanto vive um turbilhão de sentimentos, o jovem, que só quer ser aceito pelo que é, reflete se é necessário mesmo sair do armário para seus pais e amigos, já que os héteros não precisam fazer isso.

O primeiro livro de Becky Albertalli abriu caminho para mais uma série de histórias fofas, românticas e cheias de representatividade da autora. 

Leah fora de sintonia 

A sequência, Leah fora de sintonia, acompanha a melhor amiga de Simon um ano após os acontecimentos do livro anterior. Prestes a entrar para a faculdade, ela se vê enfrentando despedidas e dilemas envolvendo seus amigos e sua família, além de paixões imprevisíveis que deixarão sua cabeça fora de sintonia.

Com amor, Creekwood

Em seu mais recente livro, Com amor, Creekwood, vamos descobrir o que aconteceu com Simon, Blue, Leah e Abby depois da formatura da escola e como todos estão lidando com a vida na universidade. Por meio de e-mails apaixonantes, divertidos e cheios de frases altamente sublinháveis, acompanhamos os passos dos personagens que tanto amamos rumo à vida adulta, em uma jornada cheia de descobertas e momentos inesquecíveis.

 

Daqui pra baixo

Will tem apenas 15 anos quando seu irmão é assassinado na porta de casa. Criado em um ambiente em que a morte está sempre à espreita, o adolescente sabe que precisa seguir as três regras do bairro: não chorar, não dedurar e se vingar.

Com uma arma em mãos, o menino entra no elevador decidido a matar o assassino do irmão. Em 67 segundos, o tempo que o elevador leva para chegar ao térreo, ele vai encarar rostos de seu passado, cada um deles com uma história de vida e de morte.

Daqui pra baixo é um romance escrito em versos poderosos: as rimas dão ritmo à narrativa e expõem a confusão, o medo e a revolta de Will. Em suas histórias, Jason Reynolds dá voz aos jovens afetados pelo racismo e pela desigualdade social e tenta alcançar aqueles que não acreditam na literatura, por acharem que não há livros por aí que possam dialogar com eles.

 

Coraline, de Neil Gaiman

Uma das obras mais emblemáticas de Neil Gaiman, Coraline ganhou uma edição de luxo pela Intrínseca, com capa dura, pintura trilateral e ilustrações incríveis. 

Movida à curiosidade, Coraline Jones é uma menina que acabou de se mudar para um apartamento em um casarão antigo. Até que, num dia chuvoso e enevoado, ela descobre que uma porta em sua casa é, na verdade, um portal mágico para um espelho de seu mundo. Esse outro mundo é habitado por versões malignas e assustadoras de seus pais de verdade, com uma pele muito branca e botões negros no lugar dos olhos. Coraline logo se dá conta de que o lugar guarda muitos perigos e que seus outros pais querem que ela fique ali. Para sempre.

 

Mundo em caos, de Patrick Ness

Em um mundo pós-apocalíptico, uma infecção rara e perigosa causou o inimaginável: a morte de todas as mulheres. O mesmo germe fez com que os pensamentos dos homens se tornassem audíveis, e agora o Ruído está por toda parte, impedindo que as pessoas guardem segredos.

É nesse cenário que conhecemos Todd Hewitt, o único garoto entre os homens da cidade de Prentisstown. A apenas um mês de se tornar homem, um segredo impensável é revelado, e ele se vê forçado a fugir antes que seja tarde demais. Acompanhado por seu fiel escudeiro, o cachorro Manchee, ele embarca em uma jornada repleta de perigos e se depara com uma criatura estranha e silenciosa: uma garota. Mas quem é ela? E por que não foi morta pelo germe como todas as mulheres?

Os fãs dessa história vão gostar de saber que o segundo livro da série, The Ask and the Answer (ainda sem título em português) chegará ao Brasil no primeiro semestre de 2021!

 

O Labirinto do Fauno, de Guillermo del Toro & Cornelia Funke

Inspirado na obra prima cinematográfica de Guillermo del Toro, O Labirinto do Fauno narra a história de Ofélia, uma menina de 13 anos que se muda com a mãe para um moinho que serve de abrigo para o padrasto e seus soldados, no norte da Espanha franquista. 

A menina logo percebe que o novo lar pode ser muito cruel e sombrio. Mas o que ninguém sabe é que a floresta ao redor abriga criaturas mágicas e poderosas, habitantes de um reino subterrâneo repleto de encantos e horrores.

 

The Outsiders:Vidas sem rumo, de S. E. Hinton

Revolucionário, icônico e adorado por uma legião de fãs, The Outsiders: Vidas sem rumo se tornou um clássico da literatura, abordando a juventude marginalizada de uma forma que ecoa até os dias de hoje. O livro narra a rivalidade entre os Greasers, jovens humildes com suas jaquetas de couro e brilhantina nos cabelos, e os Socs, adolescentes ricos que conseguem se safar das piores situações.

O caçula dos Greasers, Ponyboy Curtis, tenta encontrar uma forma de escapar de uma vida sem futuro em um lugar onde tudo se resume a ser rico ou pobre. Tudo parece sob controle, até que uma perseguição dos Socs tem um desfecho inesperado e perturbador. Nada será como antes, mas os Greasers são uma verdadeira família e farão de tudo para protegê-la.

 

Five Nights at Freddy’s, de Scott Cawthon e Kira Breed-Wrisley

O game Five Nights at Freddy’s conquistou legiões de fãs no mundo todo, e a série de livros seguiu a mesma trilha de sucesso. Escritos por Scott Cawthon, criador do jogo, e Kira Breed-Wrisley, a trilogia composta por Olhos prateados, Os distorcidos e A última porta são a combinação perfeita de terror, ação e mistério, trazendo à tona os medos mais obscuros que só brinquedos sinistros são capazes de provocar.

 

Quase uma rockstar, de Matthew Quick

Mesmo com todas as adversidades e contra todas as possibilidades, Amber Appleton se mantém positiva e faz de tudo para ajudar as pessoas à sua volta, como os amigos excluídos, um veterano de guerra solitário, idosos de uma casa de repouso e até mesmo um grupo da igreja formado por senhoras coreanas que amam música pop. Mas quando uma tragédia faz o mundo da jovem desabar, será que ela vai seguir tendo razões para acreditar?

O livro de Matthew Quick, autor de O lado bom da vida, acaba de ganhar uma adaptação na Netflix com Auli’i Cravalho, e retornou às livrarias com uma sobrecapa inspirada no pôster do filme.

Comentários

3 Respostas para “Livros YA que você precisa conhecer

  1. Oi, Eduardo! Seguindo a pronúncia das letras em inglês, YA deve ser lido como “uai-ei” 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *