Notícias

A história da escola que prepara cidadãos para atuarem na política

15 / março / 2021

Como fazer do Brasil um país menos desigual, mais próspero e moderno? A resposta, segundo o empreendedor Eduardo Mufarej, passa pela política. Mufarej, que foi CEO da gestora de fundos Tarpon e presidente da Somos Educação e hoje formula e desenvolve investimentos de impacto social por meio de sua empresa, Good Karma Ventures, defende que só encontraremos nosso rumo como nação quando tivermos líderes preparados e orgulhosos de se apresentar como políticos.

Decidido a oferecer sua contribuição, em outubro de 2017 Eduardo criou o RenovaBR, ou simplesmente Renova, uma escola de formação de políticos com o objetivo de preparar os cidadãos para atuar na política. A primeira turma do Renova formou 131 alunos; 17 foram eleitos por sete partidos diferentes, entre eles nomes de destaque no Prêmio Congresso em Foco 2020, como a deputada federal Tabata Amaral (PDT) e o senador Alessandro Vieira (Cidadania). Dos 1.820 alunos formandos de 2019 e 2020, 153 foram eleitos no pleito municipal do ano passado. Pertencem a 25 partidos e estão espalhados por 20 estados brasileiros.    

Jornada improvável é o registro da construção do RenovaBR, narrada por seu fundador Eduardo Mufarej, que também revisita no livro a própria história, resgatando a saga da família que veio do Líbano e as conexões de sua mãe e avó com o universo da educação. Descreve ainda os desafios profissionais que acabaram por forjar o empreendedor que acredita ser possível mudar a face da política brasileira levando futuros candidatos para as carteiras escolares.

A obra, que já está em pré-venda, chega às livrarias no dia 7 de abril e é a quinta publicação do História Real, selo de não ficção da Intrínseca dedicado aos grandes debates nacionais. Editado por Roberto Feith, o selo também conta com os títulos Liberdade igual (Gustavo Binenbojm), O caminho do centro (Marcelo Trindade), Sem data venia (Luís Roberto Barroso) e Falso mineiro (Simon Schwartzman), todos já disponíveis.


Saiba mais sobre os livros

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *