Listas

4 documentários imperdíveis sobre os maiores ditadores da humanidade

22 / setembro / 2022

Censura, culto à personalidade e perseguição política

 

A história da humanidade é marcada por regimes totalitários que subjugaram milhares de pessoas e disseminaram o medo entre os cidadãos. Apesar de espalhados por diferentes continentes, os principais regimes totalitários do século XX têm muito em comum: censura, culto à personalidade do líder e perseguição aos opositores políticos. A seguir, separamos 4 documentários que retratam os maiores tiranos da história.

 

Como se tornar um tirano

Disponível na Netflix

Em uma tentativa de desvendar o que é necessário para se tornar um grande líder autoritário, essa série documental se aprofunda na jornada de alguns ditadores do século XX, como Josef Stalin, Adolf Hitler, Mao Tsé-tung, entre outros. Os episódios são apresentados pelo ator Peter Dinklage, do seriado A Guerra dos Tronos, que aborda o tema com respeito e um toque de humor.

 

1964: Um golpe contra o Brasil

Disponível no YouTube

O documentário conta a história do golpe militar brasileiro de 1964, que encerrou o governo do presidente João Goulart, eleito democraticamente pela população. A ditadura aplicou medidas como censura, exílio, tortura e foi responsável pelo desaparecimento de inúmeros civis em todo o território nacional. Um período da história que, ainda hoje, assombra muitos cidadãos.

 

Ditadores: O livro de regras

Disponível na National Geographic

De certo modo, todos os ditadores do século XX contribuíram para o surgimento de novos líderes autoritários. Isso porque os passos de cada um deles serviram de guia e inspiração para outros políticos com aspirações igualmente antidemocráticas. Independentemente dos métodos utilizados, todos conseguiram manter o poder, manipular o povo e impor seu regime. Em Ditadores: O livro de regras, entendemos as estratégias que esses tiranos usaram para alcançar o poder.

 

O ato de matar

Disponível no YouTube

Em 1965, o governo da Indonésia sofreu um golpe paramilitar de extrema direita. Após conquistarem o poder, esses paramilitares exterminaram civis comunistas e imigrantes chineses. Nesse documentário impactante e difícil de assistir, os homens que executaram milhares de inocentes contam e encenam seus feitos como se fossem heróis.

 

Bônus

Em Como ser um ditador, Frank Dikötter revisita a trajetória de oito ditadores do século passado e a máquina de propaganda que fomentou o culto em torno de suas figuras — de Hitler e Stalin a Mao Tsé-tung e Kim Il-sung. Atual e necessário, o livro mostra como alguns dos principais ditadores do século XX conseguiram disseminar a confusão, espalhar o medo e destruir o senso comum para se perpetuar no poder.


Saiba mais sobre os livros

Comentários

6 Respostas para “4 documentários imperdíveis sobre os maiores ditadores da humanidade

  1. Ditadura nem de esquerda nem de direita

  2. Gostaria de ler mais sobre ditadores para entender melhor a situação da história política brasileira

  3. O maior problema um lado se sentir e ter certeza que é certo e não aceitar nada que seja o contraditório! É a raiz do preconceito!

  4. É bom lembrar que João Goulart foi eleito vice presidente em uma votação separada da presidência. Naquele tempo os eleitores votavam para presidente e vice presidente separadamente. Não era uma chapa como hoje em dia. Era uma verdadeira miscelânea as eleições naqueles tempos. O mesmo ocorreu na eleição em que JK fora eleito e onde Goulart foi vice também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *