Listas

5 curiosidades sobre Bono, lendário vocalista do U2

16 / dezembro / 2022

Foto: Arquivo pessoal

Bono — artista, ativista e vocalista da banda irlandesa de rock U2 — é um dos artistas mais icônicos do mundo e, ao longo dos anos, teve a sua carreira amplamente documentada. Mas, em Surrender, seu aguardado livro de memórias, é ele quem está com a caneta na mão, escrevendo pela primeira vez sobre os feitos de sua vida notável e sobre aqueles com quem ele a compartilha. Para dar uma prévia de sua incrível trajetória, separamos cinco curiosidades incríveis sobre esse artista lendário. 

 

1. Ele quase morreu em um atentado terrorista

Foto: Arquivo pessoal

Em 17 de maio de 1974, às 17h30, o líder do U2 deveria estar na Dolphin Discs, sua loja de discos favorita, mas uma greve de ônibus impediu que ele chegasse ao local. Nesse mesmo dia e horário, um carro-bomba explodiu nas proximidades da loja  e matou dezenas de pessoas. Esse episódio traumático inspirou a música “Raised by Wolves”, do álbum Songs of Innocence.

 

2. Nasceu com um coração excêntrico

Foto: Arquivo pessoal

Bono tem uma rara condição cardíaca que, ao longo dos anos, foi se agravando. Em 2016, ele precisou passar por uma cirurgia para corrigir o problema e intrigou os médicos por estar com 130% da capacidade pulmonar normal para sua idade. Em “Lights of Home”, Bono canta sobre um alguém  que deveria estar morto.

 

3. Perdeu a mãe quando tinha apenas 14 anos

Foto: Arquivo pessoal

Em 12 de setembro de 1974, sua mãe sofreu um aneurisma cerebral e morreu dias depois. Essa perda traumática marcou profundamente a vida do cantor e está imortalizada na canção “Iris (Hold Me Close)”.

 

4. Encontrou o amor da sua vida no ensino médio

Foto: Arquivo pessoal

Bono e a esposa, Alison Stewart, se conheceram quando estavam na escola, em 1973. Eles começaram a namorar alguns anos depois, aos 16 anos — e estão juntos desde então. O líder do U2 compôs a música “Sweetest Thing” como um presente de aniversário para a companheira.

 

5. Entrou para o U2 quando estava na escola

Foto: Arquivo pessoal

“Baterista procura músicos para formar banda.” Esse foi o aviso que Larry Mullen prendeu no quadro de avisos da escola e que foi respondido por Bono. Assim nascia, em 1976, uma das principais bandas de rock de todos os tempos. A música “Out of Control”, do álbum de estreia da banda, foi composta quando os membros tinham apenas 18 anos.

 

Em Surrender, Bono nos transporta para sua infância em Dublin, e fala da morte repentina da mãe. O autor também detalha a jornada improvável do U2 até se tornar uma das mais influentes bandas de rock do mundo, além dos seus 20 anos de ativismo dedicado à luta contra a AIDS e a pobreza extrema.


Saiba mais sobre os livros

Comentários

9 Respostas para “5 curiosidades sobre Bono, lendário vocalista do U2

  1. Me deu de presente de Natal, o livro sou muito fã e tive o privilégio de ir nos dois últimos shows deles aqui no Brasil!

  2. Das coisas que poderia ser eternas …vc seria uma

  3. O livro é excelente, vale muito a pena ter, pra ler e reler, mesmo pra quem não é fã do U2, porque conta uma história de vida que vale a pena ser contada e conhecida.

  4. Bono é Fantástico e o mundo, o iniverso deveria ter mais seres humanos igual a ele! E a Banda U2 tambem é igual em competencia e comportamento! ???????

  5. Sou fã do Bono cantor e tbm como ser humano! Deus o abençoe e continue inspirando ações e músicas maravilhosas!

  6. Ter um ser humano deste como referência nos dias de hoje, onde predomina as droga e a violência, é acreditar que a humanidade ainda presta. Viva Bono.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *