Listas

Semelhanças e diferenças entre o filme e o livro Um lugar bem longe daqui

21 / dezembro / 2022

A adaptação do romance de Delia Owens conquistou muitos corações nos cinemas de todo o Brasil. Um Lugar Bem Longe Daqui conta a história de Kya, uma mulher que foi forçada a sobreviver no pântano da Carolina do Norte depois de ser abandonada por sua família.

O filme está disponível na plataforma de streaming HBO Max e, pensando nisso, trouxemos as principais diferenças e semelhanças entre a adaptação e o filme.

*Atenção: esse texto contém SPOILER!

A infância de Kya

Uma das temáticas mais emocionantes do livro é a infância sofrida de Kya. Antes de ser abandonada pela família, o casamento de seus pais foi devastado pela depressão e o vício em jogos e álcool do pai da garota. O filme, entretanto, não detalha os motivos para a conduta abusiva dele nem como a doença afetou a família, além de não explorar o vínculo profundo de Kya com seu irmão mais velho, Jodie.

O noivado de Chase

Depois que Tate vai para a faculdade, o relacionamento entre ele e Kya termina por um tempo. É durante esse período que ela começa a se envolver com Chase. Chase sempre se refere a ela como “a Garota do Pântano” e fala sobre ela de maneira sexualmente depreciativa.

No livro, Kya descobre que Chase está noivo depois de ver seu anúncio de casamento no jornal. Porém, na adaptação, essa revelação acontece de maneira diferente, e Kya encontra Chase e seus amigos do lado de fora de uma mercearia, quando Pearl (Caroline Cole) se identifica como a noiva dele.

Amanda Hamilton não é citada no filme 

Durante todo o livro, Kya recita poemas de Amanda Hamilton, uma poeta local desconhecida. A obra de Amanda é muito importante no relacionamento entre ela e Tate. No final do livro, quando Tate fica sabendo do crime de Kya, ele também descobre que ela foi Amanda Hamilton o tempo todo. Porém, no filme, Amanda Hamilton não é mencionada e, quando Tate descobre sobre o que ela fez, vemos uma série de desenhos desconhecidos. 

A investigação no caso de Chase Andrews 

Para os fãs, a grande surpresa do filme foi ele começar com Kya sendo perseguida pela polícia logo após encontrarem o corpo de Chase Andrews. Já o livro explora, até a segunda metade da história, a infância de Kya, para só depois abordar o crime e como ela passa a ser considerada a principal suspeita.

Pulinho e o racismo nos anos 1960

Pulinho é dono de uma loja de conveniência e tem um papel importante na vida de Kya, seja cuidando dela, comprando os mariscos que ela recolhe para ajudá-la financeiramente ou encorajando-a a ir para a escola. Como a menina vive uma vida solitária no pântano, ele e sua esposa se tornam quase uma família para ela. No filme, isso é retratado de forma idêntica ao livro, porém a adaptação não explora as outras discussões que envolvem o personagem: ser um homem negro no Sul dos Estados Unidos nos anos 1960 e o racismo sofrido por ele. 

Relação entre Tate e Kya

No filme e no livro, Tate incentiva Kya a enviar seus desenhos para uma editora e a escrever sobre suas descobertas. No entanto, no filme isso se dá quando Kya e Tate ficam juntos pela primeira vez, antes de ele ir para a faculdade. No livro, acontece depois que ele volta e Kya já está com Chase.

Mas, se você é fã do Tate, vai adorar saber que o livro aborda com mais detalhes o carinho que ele tem por Kya e por seus interesses, sem se importar com o relacionamento que ela está vivendo.

Paisagens belíssimas

Se tem algo que faz com que  a história de Um lugar bem longe daqui seja tão especial são as paisagens. Quem leu o livro com certeza imaginou como seria a casa de Kya, o pântano, a paisagem durante o primeiro beijo entre ela e Tate e tantos outros momentos especiais. O filme é perfeito para quem já conhece a trama, e a fotografia é impecável. Confira alguns cenários incríveis: 

Se você ainda não leu a história, conheça Um lugar bem longe daqui


Saiba mais sobre os livros

Comentários

5 Respostas para “Semelhanças e diferenças entre o filme e o livro Um lugar bem longe daqui

  1. Muito topmmm esse filme, amei,mn emocionei?

  2. Também achei q eles deviam abordar melhor o relacionamento q ela tinha com o irmão.

  3. Lindo filme. Não sabia que era uma adaptação. Exploraram as lindas paisagens da Carolina do Norte. Deu vontade de conhecer. Certos detalhes familiares, no entanto, ficaram em segundo plano. A ênfase foi no assinato. Chorei muito na segunda vez que vi o filme. Quero comprar o livro em breve. Belíssimo! Quanto. a abordagem sobre o racismo realmente passou batido, mas vale pelo situação da menina abandonada. Discriminação, preconceito, abandono, solidão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *