Listas

4 histórias de famílias complexas

10 / fevereiro / 2023

Uma das temáticas mais interessantes na literatura é a de famílias e relações familiares complexas.

Seja entre mães e filhas, pais e filhos, ou até,  a família inteira, essas histórias costumam ser repletas de reflexões interessantes sobre os limites entre as relações humanas e a forma como interagirmos com quem está próximo. Separamos algumas narrativas incríveis que, seja nas páginas ou nas telinhas, exploram realidades de famílias complexas: 

 

A vida mentirosa dos adultos, adaptação do livro de Elena Ferrante 

Aos 12 anos, Giovanna sente o mundo desabar ao ouvir o pai dizer que ela é muito feia e que parece com Vittoria, uma tia renegada pela família. Cheia de dúvidas, ela decide visitar a mulher. A partir desse encontro, Giovanna começa a ver, pela primeira vez, que os adultos podem esconder mais segredos do que ela pensava. A série adaptada está disponível na Netflix. 

 

A filha perdida, adaptação do livro de Elena Ferrante 

Leda, uma professora universitária, decide tirar férias na Itália. Logo nos primeiros dias, a personagem volta toda a sua atenção para uma família de napolitanos, em especial uma jovem mãe e a filha dela, Elena. A relação das duas desencadeia em Leda diversos pensamentos e sentimentos sobre o próprio passado. O filme adaptado está disponível na Netflix. 

 

Recomeço, adaptação do livro de Tembi Locke

Quando Tembi encontrou Saro, um chef de cozinha, em uma rua em Florença, foi amor à primeira vista. Havia apenas um problema: a tradicional família siliciana de Saro não aceitaria seu casamento com uma mulher negra, norte-americana, e, ainda por cima, atriz. Mesmo decepcionados, os dois permanecem firmes e não desistem da relação. A série adaptada está disponível na Netflix. 

 

Pequenos incêndios por toda parte, adaptação do livro de Celeste Ng

A trama começa com um misterioso incêndio na casa dos Richardson, uma das famílias mais importantes de Shaker Heights. No bairro que beira a perfeição, onde tudo é cuidadosamente planejado, a chegada de uma nova moradora faz com que segredos profundos sejam revelados, abalando as estruturas do local e mostrando que as primeiras faíscas dessa tragédia surgiram há muito mais tempo do que poderiam imaginar. 

 

Qual é a sua favorita? 


Saiba mais sobre os livros

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *