Listas

5 distopias para refletir sobre os nossos tempos

1 / março / 2023

 
O gênero ‘distopia’, tanto na literatura quanto nas telas, tem crescido muito nos último anos, de diferentes formas. Desde governos totalitários a cenários apocalípticos, essas histórias se mostram cada vez mais importantes para refletirmos sobre os nossos tempos.
 
Separamos cinco das nossas favoritas do momento: 

 

The Last of Us (2023, HBO Max)

Vinte anos depois de uma pandemia devastar a civilização, o sobrevivente Joel e a jovem Ellie se encontram e são forçados a suportar as circunstâncias brutais de um mundo destruído.

 

Estação Onze (2021, HBO Max)

Na obra de Emily St. John Mandel, adaptada para as telinhas, uma pandemia devastadora aniquila 90% da população mundial. Os sobreviventes passam a viver como nômades — e, em meio ao caos, Kirsten e seus companheiros percorrem cidades devastadas com a Sinfonia Itinerante, apresentando peças de Shakespeare. 

 

Fahrenheit 451 (1966) 

Na distopia de Ray Bradbury, adaptada para as telas, livros são proibidos e opiniões próprias e o pensamento crítico são desestimulados. Guy Montag é um bombeiro que trabalha queimando livros, até que começa a questionar o funcionamento de sua sociedade. 

 

O conto da Aia (2017, Paramount+)

Nesse romance de Margaret Atwood também adaptado para as telas, as mulheres de Gilead não têm direitos. Elas são divididas em diferentes funções para o Estado. A Offred coube a categoria de aia, o que significa existir unicamente para procriar, depois que uma catástrofe nuclear tornou estéril um grande número de pessoas. 

 

Os corações perdidos

Situado em um futuro distópico, em que norte-americanos com ascendência asiática são vistos com desprezo, o novo livro de Celeste Ng conta a história de Bird, um menino de doze anos que vive com o pai sob as regras do governo. Mas tudo muda depois que ele recebe uma carta que pode levá-lo a sua mãe desaparecida.

A autora de Pequenos incêndios por toda parte retorna com uma emocionante história familiar, que destaca o poder da arte e das relações humanas.


Saiba mais sobre os livros

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *