Listas

5 livros e filmes com narrativas do leste asiático que vão te fazer refletir

14 / abril / 2023

Procurando obras que vão te fazer refletir? Nós temos a seleção perfeita para você!

Seja com abordagens sobre machismo, classe, raça ou outras tantas temáticas, esses livros e filmes com narrativas do leste asiático vão te fazer pensar — e entender o mundo de uma forma diferente. Confira a lista completa e escolha o seu favorito:

Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo (2022)

Vencedor do Oscar de Melhor Filme, Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo gira em torno de Evelyn e sua família de imigrantes sino-americanos. 

Auditada pela receita federal, a mulher se vê obrigada a mergulhar em uma jornada pelo multiverso para impedir que ele seja destruído por uma força superior. 

O longa se utiliza de elementos da comédia e de filmes de super-herói para abordar temáticas sensíveis como traumas geracionais e as relações mãe-e-filha. 

Peitos e ovos

Um romance arrebatador e sensível, Peitos e ovos narra a história de três mulheres diferentes, em distintos momentos da vida, enfrentando as opressões sociais comuns às mulheres do Japão — e de todo o mundo. 

Ao falar de dismorfia corporal, pobreza e maternidade, Mieko Kawakami constrói uma narrativa extremamente poderosa e identificável. 

Parasita (2019)

Outro vencedor do Oscar de Melhor Filme, Parasita (2019), dirigido pelo sul-coreano Bong Joon-Ho, conta a história da família Kim, que vive em um porão sujo em um bairro pobre de Seul. 

Os quatro estão desempregados, mas o filho começa a dar aulas para uma garota de família rica. Lentamente, todos acabam por trabalhar no mesmo local, até que, de forma inesperada, um incidente dramático muda a vida de todos.

Kim Jiyoung, nascida em 1982

Kim Jiyoung, nascida em 1982 acompanha a trajetória de uma mulher sul-coreana comum que largou o emprego em uma agência de marketing para cuidar da filha recém-nascida. 

Desde sua infância até os dias atuais, o machismo se fez presente em sua rotina, afetando seus pensamentos e suas escolhas. O romance é uma poderosa história que questiona o papel da mulher em âmbito universal.

Drive my car (2021)

Dirigido por Ryüsuke Hamaguchi e adaptado de um conto de Haruki Murakami, Drive my car conta a história de um diretor de teatro que vê sua vida mudar completamente após a morte da esposa. 

Dois anos depois e ainda enfrentando um grande luto, ele se vê obrigado a aceitar a companhia de uma jovem motorista para conduzi-lo do hotel aos ensaios, em seu Saab vermelho. Aos poucos, os dois constroem uma forte relação. 


Saiba mais sobre os livros

Comentários

Uma resposta para “5 livros e filmes com narrativas do leste asiático que vão te fazer refletir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *