Listas

5 dicas para conciliar família e trabalho

8 / agosto / 2023

Descubra como equilibrar as obrigações familiares em meio a uma rotina cansativa

O que significa ser um bom pai? Como é possível educar crianças gentis e resilientes para que elas se tornem adultos bem-sucedidos? Como equilibrar as obrigações familiares em meio a uma rotina cansativa? Há séculos, essas e outras questões intrigam pais e mães de diversas gerações.

A boa notícia é que você não precisa responder a essas perguntas sozinho. Em O pai estoico, Ryan Holiday, autor de Diário estoico, reúne valiosas lições e meditações diárias sobre paternidade, amor e como criar filhos incríveis. A seguir, você vai encontrar 5 dicas do autor para conciliar família e trabalho.

Dica 1: Abra mão de alguma coisa

Ser festeiro ou manter um relacionamento? Trabalhar duro ou ter mais tempo com a família? Ser capaz de gerenciar tudo isso seria maravilhoso – mas não é possível. Devemos procurar dizer sim para o que importa, para o que dura. A dica é: entre trabalho, família e tudo mais, escolha dois.

Dica 2: Tudo é temporário, menos a família

É preciso impor limites entre a vida pessoal e a profissional. Podemos ser muito importantes em nosso trabalho, mas, para a nossa família, somos o mundo inteiro. A dica é: corra atrás do sucesso e das suas ambições, mas tome cuidado para que isso não custe o que realmente importa. 

Dica 3: Esteja sempre presente

Ser um ótimo pai não tem a ver apenas com dinheiro ou com colocar os filhos em uma boa escola. É sobre o tempo do cotidiano. Isto é, todos os dias, é preciso servir de exemplo e mostrar que você se importa, que os filhos são a prioridade, que são amados. Dica: esteja presente o máximo de tempo que puder, não apenas em momentos decisivos. 

Dica 4: Compartilhe suas ambições

Tudo bem ser ambicioso. Não há problema em ter uma carreira e querer ser um excelente profissional, desde que você compartilhe suas intenções e tenha sempre uma visão ampla sobre suas conquistas. Assim, você estará ensinando a seus filhos a importância do trabalho árduo, de atingir o seu potencial e de ser útil à sociedade. A dica é: priorize a sua família, mas não deixe o lar ser o limite de sua ambição.

Dica 5: A Família é o seu trabalho

O trabalho dos pais é criar indivíduos incríveis. O tempo que você passa com a sua família não é uma distração do seu trabalho: é o trabalho de fato. É impossível que os filhos interrompam o seu trabalho… porque eles são o seu trabalho. Dica: jamais se esqueça qual é o seu primeiro e verdadeiro emprego.

Descubra estes e outros ensinamentos em O pai estoico, novo livro de Ryan Holiday.


Saiba mais sobre os livros

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *