Um dos maiores escritores da teledramaturgia brasileira ganha biografia assinada por Artur Xexéo e Mauricio Stycer

A história completa de Gilberto Braga 

2 minutos

2 minutos

A história completa de Gilberto Braga 

Seja Dancin’ Days, Vale tudo, Paraíso tropical ou tantas outras, as novelas são parte da nossa vida e elemento fundamental da cultura nacional. E, entre tantas obras marcantes, um nome se destaca: Gilberto Braga, o carioca que criou alguns dos personagens mais memoráveis das telinhas. 

A vida de Gilberto daria uma novela: tragédias familiares, namoro impedido por diferenças econômicas, ascensão social, superações na vida profissional e pessoal. Agora, chega às livrarias sua reveladora biografia, resultado do trabalho conjunto dos jornalistas Artur Xexéo (in memoriam) e Mauricio Stycer. No livro, os autores mostram como o Balzac da Globo — comparação justificada pelo fato de fazer do dinheiro, da ambição e da vingança os objetos centrais de suas obras — revolucionou os folhetins, trazendo temas importantes e tratados de forma inédita muitas vezes.

Fruto de extensa pesquisa, o livro narra toda a vida de Gilberto: a infância com a família na Tijuca, a juventude na Zona Sul do Rio de Janeiro, a paixão pelo cinema, os primeiros trabalhos como professor da Aliança Francesa e crítico de teatro do jornal O Globo, o convite de Daniel Filho para iniciar a carreira na TV, os primeiros casos especiais, todas as novelas e minisséries escritas por ele e as dificuldades pessoais que enfrentou ao longo das décadas, até seu falecimento, em 2021.

 Xexéo e Stycer oferecem uma análise rica das obras do dramaturgo e de como se relacionavam com a sociedade de cada época. Ao tratar de temas necessários e criar vilões tão emblemáticos quanto Leôncio, Odete Roitman e Felipe Barreto, Gilberto abordou questões como desigualdade social, racismo, diversidade sexual, pequenas e grandes corrupções e dilemas morais, conquistando altos índices de audiência. 

Gilberto Braga, o Balzac da Globo chega às livrarias em 10 de janeiro e você já pode garantir o seu exemplar em pré-venda. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LEIA TAMBÉM

Leia mais Notícias

Evento de lançamento e sessão de autófragos do livro "8 de janeiro que o Brasil não viu", de Ricardo Cappelli.
A autora de "Manual de assassinato para boas garotas" está de volta com novo thriller eletrizante
Entenda como lidar com a dor e o sofrimento de colaboradores e manter um bom desempenho na sua empresa com “Lutos corporativos”
A história de Coley e Sonya vai ser adaptada para um longa-metragem!