Listas

Percy Jackson: as principais diferenças entre livro e série

29 / fevereiro / 2024

A primeira temporada de Percy Jackson terminou e eu já estou pensando na segunda!

Se você também assistiu aos episódios com O ladrão de raios nas mãos, com certeza notou algumas diferenças. Separamos aqui as principais. Quais outras você também notou?

 #1 Tia Eme 

Medusa, uma das personagens mais marcantes do primeiro livro de Percy Jackson

O encontro com Medusa é uma das cenas mais eletrizantes de Percy Jackson. Na série do Disney+, o trio a reconhece logo de cara, enquanto no livro a Górgona usa um disfarce para atraí-los para uma armadilha e só revela sua identidade depois. 

Além disso, na adaptação, ela se torna uma ameaça aos personagens apenas depois de contar sua história envolvendo Atena e Poseidon — o que não é explorado na obra original

#2 Prazo da missão

Percy Jackson entrando no Olimpo

Em O ladrão de raios, Percy, Annabeth e Grover precisam recuperar o raio-mestre de Zeus até o solstício de verão — missão que eles cumprem no livro, apesar do contratempo no Cassino Lótus. 

Na adaptação, o trio perde o prazo de Zeus, mas Percy insiste em ir até o Olimpo porque percebe que há algo mais importante envolvendo a missão.

#3 Pérolas

As pérolas são a única forma de sair do Mundo Inferior

Outro detalhe importante modificado na série diz respeito às pérolas que Percy recebe para retornar do Submundo. No livro, ele tem apenas três, o que faz com que sua mãe precise ficar para trás com Hades. 

Na série, ele recebe 4 pérolas, mas Grover perde a sua depois de ser engolido por Cérbero, cachorro de três cabeças que guarda a entrada do Mundo Inferior. Por isso, Sally Jackson também não consegue retornar com o trio. 

#4 Gabe: abusivo ou bobão?

Percy e Sally Jackson, no primeiro episódio da série

No livro, Gabe Ugliano é o padrasto abusivo de Percy, com quem sua mãe mantém uma relação para proteger o filho, já que a aura desprezível de Gabe é capaz de esconder o garoto de monstros e de outras criaturas perigosas. 

Em contrapartida, na série, ele foi transformado em um personagem cômico e inofensivo. A escolha acabou tirando o peso do sacrifício emocionante de Sally, que perdeu espaço na adaptação. 

#5 Shipparam?

Sally Jackson e Poseidon, os pais de Percy

No sétimo episódio da produção, Sally Jackson e Poseidon conversam sobre o filho em uma lanchonete. No flashback, ela pergunta se o deus gostaria de conhecer Percy, mas ele não aceita. 

Percebemos que, mesmo de longe, o deus a acompanhou na criação do filho. Entretanto, no livro, Rick Riordan não descreve nenhuma interação entre os dois. 

A próxima temporada da série de Percy Jackson e os olimpianos já está confirmada! Qual cena de O Mar de Monstros não pode faltar na adaptação?

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *