Listas

Que tipo de nerd você é?

24 / maio / 2024

No Dia do Orgulho Nerd, descubra a nerdice que

mais combina com você!

Um dos motivos para a escolha da data é a estreia de Star Wars: Uma Nova Esperança no dia 25 de maio de 1977, o primeiro filme de uma franquia muito importante para a cultura nerd, não é? 

Já o termo Dia da Toalha é uma referência a O Guia do Mochileiro das Galáxias, livro publicado em 1979 por Douglas Adams. Na obra, que conta as aventuras de uma dupla de viajantes espaciais, a toalha é descrita como um dos instrumentos mais úteis em viagens interestelares. Após o falecimento do autor, os fãs saíram pelas ruas, no dia 25 de maio, com toalhas para homenageá-lo. 

Apesar de o termo “nerd” ter sido usado de forma pejorativa por muitos anos, hoje ele caracteriza uma comunidade formada por fãs apaixonados e super antenados às novidades do mundo pop! Sejam fãs de Star Wars, de O Guia do Mochileiro das Galáxias ou da Marvel, a comunidade nerd é muito diversa.

E aí, que tipo de nerd você é? 

Ah, e antes que perguntem: sim! Você pode ser mais de um tipo, inclusive todos ao mesmo tempo.

Pensando nisso, separamos algumas sugestões de livros que combinam com o seu lado nerd!

Nerd gamer

Para os apaixonados por games, seja com os consoles, computadores ou celulares, o mundo de Five Night’s at Freddy’s rende aventuras e muitos sustos. O famoso videogame deu origem a uma adaptação de sucesso para os cinemas e a séries de livros aterrorizantes, como Pavores de Fazbear, que conta com quatro volumes publicados no Brasil até o momento. 

Unindo mistério, terror, ação e, claro, animatrônicos assassinos, a série traz personagens nunca antes vistos, velhos conhecidos, além de pistas sobre os maiores mistérios de Five Nights at Freddy’s.

Nerd fanfiqueiro

Por trás de grandes leitores… talvez tenham grandes fanfiqueiros! 

Se o amor pelas suas séries e filmes preferidos é tanto que os conteúdos disponíveis para consumo já não são mais suficientes e você começou a criar seus próprios cenários imaginários e a escrever novas histórias para o universo, com certeza, vai se identificar muito com April e Marcus, protagonistas de Alerta de spoiler, de Olivia Dade.

Nessa comédia romântica, os caminhos de April e Marcus se cruzam de forma inusitada, em uma história picante entre fã e ídolo digna dos universos das fanfics.

Nerd tecnológico e antenado

Se você ama aprender sobre tecnologia, adora ficar por dentro das novidades e sempre ajuda seus avós a mexer no celular, Matéria escura, de Blake Crouch, é a escolha perfeita para você! 

Com um ritmo veloz e questionamentos sobre identidade e o peso de nossas escolhas,  Matéria escura nos leva a um universo muito maior do que imaginamos ao conhecermos o protagonista Jason Dessen. Raptado por um homem mascarado misterioso e levado para outra realidade completamente diferente da sua, Jason agora é um gênio da física quântica que conseguiu um feito inimaginável. Será que é este seu mundo, e o outro é apenas um sonho? O livro foi adaptado pela Apple TV+, em série estrelada por Joel Edgerton, Jennifer Connelly e Alice Braga. 

Nerd fã de HQs

Se você curte histórias em quadrinhos e toda a influência que elas têm na cultura pop, uma ótima sugestão são as HQs do universo de Avatar: a lenda de Aang. O desenho dos anos 2000 — que recentemente ganhou uma adaptação na Netflix — deu origem a uma série de graphic novels explorando a vida dos personagens após o fim da série animada. 

Em A promessa, Aang e seus amigos abraçam a missão de restabelecer a paz nas quatro nações e impedir a eclosão de uma nova guerra.

Nerd cinéfilo

Para os cinéfilos de plantão, que amam ver filmes e discutir sobre eles, Especulações cinematográficas, de Quentin Tarantino, é uma ótima pedida. Nada melhor do que ler sobre cinema através do ponto de vista de um dos maiores diretores da atualidade.

Especulações cinematográficas é, em essência, uma história de amor pelo cinema e por todas as suas fascinantes nuances.

Nerd fã de fantasia

E para os que amam fantasias e conhecer e explorar novos mundos e culturas, vale a pena conhecer Babel ou a necessidade de violência, escrito por R.F. Kuang. 

Em uma narrativa brilhante, visceral e sombria, a autora da trilogia A Guerra da Papoula revisita e reescreve a Revolução Industrial na Inglaterra e a história colonial da China na década de 1830 com uma magia que só pode ser acessada através da tradução e de barras de prata encantadas.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *