Listas

Dia Mundial do Livro: o que os livros significam para você?

24 / abril / 2024

Criado em 1995, o Dia Mundial do Livro surgiu para homenagear três grandes autores: Miguel de Cervantes, Inca Garcilaso de la Vega e William Shakespeare. Mas hoje se tornou um dia para celebrar aquilo que mais amamos. 

A leitura proporciona diversas possibilidades, como conhecer novos universos, se apaixonar por personagens e narrativas, ter uma companhia mesmo quando se está só, exercitar a empatia e o poder de se descobrir em cada entrelinha. 

Afinal, como lemos em Bem-vindos à Livraria Hyunam-dong, os “livros que li me levaram a fazer as escolhas que fiz ao longo da vida. Eu não me lembro de todos os livros que li, mas mesmo assim esses livros continuam me influenciando”.

É uma data que não poderia passar em branco para nós. Por isso, neste Dia Mundial do Livro, convidamos a equipe da Intrínseca a compartilhar um pouco do que os livros significam para cada um e do poder da leitura na construção do seu “eu”. 

Pedro Staite, Editoria Trade

“Os livros são uma companhia constante. Com essa rotina curiosa de viver de livros — em que no espaço de algumas horas no trabalho a gente esbarra numa cena hot, chora numa passagem comovente e estrutura belas receitas de frango —, eles estão sempre por perto, o que é um privilégio raro. São também uma chave para uma realidade mais gostosa e viva, com muito mais significado. E, por último, são o sonífero mais divertido que existe: o que eu já li de livro caindo no sono não é brincadeira.”

Luana Severiano, Comunicação

“Eles são uma das ferramentas escolhidas pelo universo para me mandar respostas, fornecer acolhimento e proporcionar viagens que ainda não fiz.”

Suelen Lopes, Editoria Jovem

“Os livros entraram na minha vida pela escola. De pouco em pouco, fui percebendo que ler era imaginar, sentir e também descobrir outras vidas — às vezes melhores, às vezes mais dolorosas, às vezes só diferentes da nossa. Os livros me levaram longe, me fizeram cruzar o mundo antes mesmo de eu colocar os pés em um avião. E, tantos anos depois, cada virar de página ainda é uma oportunidade de recomeçar.”

Giulia Oliva, Marketing

“Nos livros eu encontro uma fuga da realidade descobrindo novas versões de mim. Seja com uma senhora aprendendo a viver com novos amigos ou até mesmo com vampiros, heróis do Olimpo, anjos caídos e cartas para amores antigos. Com eles pude viajar por inúmeros universos, me apaixonar infinitas vezes e desbravar novas aventuras. Eles me acompanham em cada fase da minha vida e me ajudam a escrever a minha própria história.”

Heduardo Carvalho, Editorial

“Livro foi escape. A época em que comecei a me aproximar tão fervorosamente da literatura foi bem quando eu estava sofrendo mais homofobia na escola. Me isolar no recreio, ou em casa mesmo, e ter minha mente tirada do que eu enfrentava no dia a dia foi o que me ajudou a sobreviver ao que me apavorava. Felizmente, hoje a literatura tomou outro lugar — o de expansão. A bicha que se assumiu e sobreviveu encontra nos livros a expansão da sua identidade, exatamente aquela que ela tentava esconder quando começou a ler.”

E para você, o que os livros significam?

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *